COMO A AMSTERDÃ BRASILEIRA DEU LUGAR A UMA PARIS TROPICAL

AS TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS NA CIDADE DO RECIFE E SEU ESPÓLIO PATRIMONIAL CONTEMPORÂNEO

Auteurs

  • Sandro Vasconcelos Museu de Cidade do Recife – MCR
  • Osvaldo Girão Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Mots-clés :

Cidades, Modernização, Patrimônio, Recife

Résumé

As cidades apresentam uma característica mutante, ora gerando movimentos transformadores de sua paisagem e costumes de seus habitantes, ora incorporando influências externas e adaptando-as a sua realidade. Nosso trabalho visa mostrar como ao longo de quase cinco séculos a cidade do Recife foi palco de várias modificações estruturais, as etapas dessas transformações impulsionadas por um desejo de modernização e o que atualmente forma o conjunto patrimonial urbano chamando atenção para a preservação desses sítios históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sandro Vasconcelos, Museu de Cidade do Recife – MCR

Historiador, Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É responsável pelo setor de Pesquisa e Iconografia do Núcleo José Antônio Gonsalves de Mello do Museu da Cidade do Recife (MCR). Docente convidado na Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO onde leciona a disciplina de Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Pós-Graduação em Ciências Políticas, História da África e Ensino de História, também é docente convidado na Faculdade Frasinetti do Recife – FAFIRE onde leciona a disciplina Tecnologia da Informação e Cultura.

Osvaldo Girão, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Geógrafo, Doutor em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desde 2004, onde atua nos cursos de graduação em História e Pedagogia, e nos Programas de Pós-Graduação em História (UFRPE) como Professor Permanente, e de Geografia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como Professor Colaborador. Participa, como pesquisador, dos Grupos de Pesquisa de História Ambiental e Arqueologia (UFRPE), e Geomorfologia do Quaternário do Nordeste (UFPE).

Références

ALMEIDA, Erika Audet de. Articulação dos espaços públicos na paisagem do Recife através da evolução urbana. In: In: CARNEIRO, Ana Rita Sá; PONTUAL, Virgínia. (Org.). História e paisagem: ensaios urbanísticos do Recife e São Luís. Recife: Bagaço, 2005.

ANDRADE, Manuel Correia de. O processo de ocupação do espaço pernambucano. Recife: Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife – CONDEPE, 1976.

ARAÚJO, Roberto A. Dantas de. Saturnino de Brito e o saneamento do Recife: o planejamento da cidade tropical do pobre. 1992.Dissertação (Mestrado em Arquitetura) –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1992.

BARRETO, Ângela Maria Maranhão. O Recife através do tempo: formação de sua paisagem. – Recife: FUNDARPE, 1994.

BITOUN, Jan, MIRANDA, Lívia; SOUZA, Maria Ângela de Almeida. Apontamentos sobre a formação da aglomeração metropolitana do Recife. Revista de Geografia, Recife: UFPE/DCG-NAPA, v. 20, n. 1, p. 68-78, jan/jul 2003.

FREYRE, Gilberto. Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcal rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2004.

HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico? São Paulo: Brasiliense, 2006.

PECHMAN, Robert Moses. (Org.). Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1994.

PONTUAL, Virgínia. Experiências urbanísticas e representações de cidade: o Recife civilizado. In: CARNEIRO, Ana Rita Sá; PONTUAL, Virgínia. (Org.). História e paisagem: ensaios urbanísticos do Recife e São Luís. Recife: Bagaço, 2005.

REGO BARROS, Francisco do. Portaria decretando a numeração e sinalização dos logradouros públicos. Recife, 20 de julho de 1839. Coleção Portarias, vol. 01.

SMITH, Robert. Igrejas, casas e móveis: aspectos da vida e da história. Recife: MEC/UFPE/IPHAN, 1979.

TEIXEIRA, Coelho. A modernidade de Baudelaire. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

VASCONCELOS, Ronald F. Albuquerque; BEZERRA, Onilda Gomes. Atlas Ambiental do Recife. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife/Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, 2000.

Téléchargements

Publiée

2014-06-17

Comment citer

Vasconcelos, S. ., & Girão, O. . (2014). COMO A AMSTERDÃ BRASILEIRA DEU LUGAR A UMA PARIS TROPICAL: AS TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS NA CIDADE DO RECIFE E SEU ESPÓLIO PATRIMONIAL CONTEMPORÂNEO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–19. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/551