A DESTITUIÇÃO DO SENTIDO, DA LIBERDADE, DA RESPONSABILIDADE E DA AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO
CRÍTICAS AO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Mots-clés :
Educação, Natalidade, Liberdade, ResponsabilidadeRésumé
O artigo faz uma análise geral do Programa Escola Sem Partido, a partir do pensamento de Hannah Arendt. Apresenta os pontos principais do pensamento da autora em torno da educação, estabelecendo uma relação crítica com o Escola Sem Partido, especialmente no que diz respeito à heteronomia proposta pelo programa aos professores e professoras, em contraposição à necessária autonomia que fundamenta a responsabilidade com o mundo e, deste modo, a autoridade na educação. Na perspectiva arendtiana, o programa ou movimento Escola Sem Partido, corrompe o próprio sentido da educação.
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Références
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WEINBERG, Monica; PEREIRA, Camila. Prontos para o século XIX. São Paulo: Ed. Abril, 20 ago. 2008. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/ conteudo_296601.shtml?func=2
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