OS PEÕES NEGROS DO XADREZ SOCIAL
JUSTIÇA E POLÍCIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO – OLIVEIRA, MG, 1851
Mots-clés :
criminalidade, escravidão, direito penal, polícia, xadrezRésumé
Este artigo é uma análise de caso sobre um processo de homicídio registrado na Vila de Oliveira, em 1851. Quatro escravos que estavam fugidos havia mais de seis anos, seduzidos pelas promessas de um homem livre, inimigo da família de seus senhores, assassinaram seu senhor para ficar livre de suas perseguições. As contendas relatadas no documento em torno do crime envolvem rixas entre famílias tradicionais da vila, funcionários do policiamento, negros forros e formação de quilombos. O objetivo central deste texto foi analisar e discutir algumas vicissitudes da pesquisa sobre fontes criminais nos temas da história da polícia, da justiça e da escravidão em Minas Gerais no século XIX.
Téléchargements
Références
AMENO, Viviane Penha Carvalho Silva. O Conselho de Jurados do Termo da Vila de São José del-Rei, um estudo de caso (1832-1841). In: Almanack. Guarulhos, n.03, Jan-Jul de 2012, p.116-140.
BOURDIEU, P. O poder Simbólico. São Paulo: Difel, 1990.
CARVALHO, Leonam Maxney. Africanos e Crioulos no Banco dos réus: justiça, sociedade e escravidão em Oliveira, MG, 1840-1888. Dissertação (Mestrado em HIstória). Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.
FLORY, Thomas. El juez de paz y el Jurado en el Brasil Imperial, 1808-1871. Control Social y estabilidad politica en el nuevo estado. México: Fondo de Cultura Económica, 1986;
LARA, Silvia Hunold e MENDONÇA, Joseli Maria. Direitos e Justiças no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006.
OLIVEIRA, Fabiana Luci de; SILVA, Virgínia Ferreira da. Processos judiciais como fontes de dados: poder e interpretação. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 7, nº 13, 2005, p. 244-259.
RESENDE, Edna Maria. Entre a solidariedade e a violência: valores, comportamentos e a lei em São João Del Rei, 1840-1860. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: PPGH/UFMG; Fapemig; Barbacena: Unipac, 2008.
VELLASCO, Ivan de Andrade. As seduções da ordem: violência, criminalidade e administração da justiça: Minas Gerais, século XIX. São Paulo: Edusc, 2004.
VELLASCO, Ivan de Andrade. Policiais, pedestres e inspetores de quarteirão: algumas questões sobre as vicissitudes do policiamento na Província de Minas Gerais (1831-50). In: CARVALHO, José Murilo de (org). Nação e cidadania no império: novos horizontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. pp. 237-266.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.