“É QUASE IMPOSSÍVEL FALAR À HOMENS QUE DANÇAM’’

REPRESENTAÇÕES SOBRE O NACIONAL – POPULAR

Auteurs

  • Mônica Pimenta Velloso Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB

Mots-clés :

História cultural e das Sensibilidades, Literatura e Artes, Modernidade

Résumé

Este artigo discute o diálogo entre as artes, a literatura e a história cultural, mostrando como, através delas, é possível compor um imaginário da nacionalidade brasileira, baseado no corpo (gestualidade e dança populares).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTOMACCI, Maria Antonietta. Corpos negros desafiando verdades. São Paulo: PUC, 2004.

CORBIN, Alain. Jalons pour une histoire de la culture sensible. In: MARTIN, Laurent e Venayre, Sylvain. (Dir.). L´histoire Culturelle du contemporain. Paris: Noveau Monde Editions, 2005.

DECORET, Anne. Danse sociale et interculturalité: la dansomanie exotique de l’entre deux-guerres. In: MONTANDON, Alan. Sociopoétique de la danse Paris: Anthropos,1998.

DECORET, Anne Ahiha. Les danses exotiques en France: 1880-1940. Paris: Centre National de Danse, 2004.

EFEGÊ. Maxixe – a dança excomungada Rio de Janeiro: Conquista, 1974.

GUMBRECH, Hans. Materialidade da comunicação. In: GUMBRECH, Hans. A historiografia literária e as técnicas de escrita. Rio de Janeiro: FCRB/ Vieira e Lent, 2004.

LEENHARDT, Jacques. As luzes da cidade: notas sobre uma metáfora urbana em Jorge amado. In: PESAVENTO, Sandra. (Org.). Escrita,linguagem e objetos; leituras de História cultural. São Paulo: Edusc, 2004.

LEITE, Dante Moreira. Realismo e pessimismo In: LEITE, Dante Moreira. O caráter nacional brasileiro. São Paulo: Pioneira,1976; e MATTOS, Claudia Neiva de. A poesia popular na república das letras, Silvio Romero folclorista. Rio de Janeiro: UFRJ/Funarte, 1994.

MATTOS, Olgária. Baudelaire: antítese e revolução. As flores do mal-150 anos, 14 de setembro de 2007.

MONTANDON, Alain. Du code, du plaisir et des signes .In: MONTANDON, Alain. Sociopoétique de la danse. Paris: Anthropos, 1998.

ROMERO, Sílvio. Realidades e ilusões no Brasil, (dezembro de 1907). In: ROCHA, Hildon. (Coord.). Realidades e ilusões no Brasil – parlamentarismo, presidencialismo e outros ensaios. Petrópolis, Vozes, 1979.

VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, n. 7, mis en ligne le 15 mars 2007, référence du 15 septembre 2007. Disponible sur: http://nuevomundo.revues.org/document3709.html.

VIGARELLO, George. O corpo inscrito na história, imagens de um arquivo vivo. Projeto História 21, São Paulo, EDUC/Fapesp, 2000.

ZINK, Ruy. De la bonté des stéréotypes. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2006.

Téléchargements

Publiée

2007-12-11

Comment citer

Pimenta Velloso, M. . (2007). “É QUASE IMPOSSÍVEL FALAR À HOMENS QUE DANÇAM’’: REPRESENTAÇÕES SOBRE O NACIONAL – POPULAR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(4), 1–16. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/637