PROBLEMAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ÉPOCA COLONIAL

A CASA GRANDE DE GILBERTO FREYRE

Auteurs

  • Carlos Ziller Camenietzki Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Mots-clés :

Gilberto Freyre, Brasil Colônia, Intelectuais Brasileiros, Ciência Colonial, Historiografia Colonial

Résumé

Um dos maiores problemas com o qual se depara o estudioso da atividade científica no Brasil de épocas passadas é a identificação de sua cultura urbana. Ao valorizar o mundo rural de outros tempos, a obra de Gilberto Freyre sobre a formação brasileira colaborou para fixar a idéia de que o tempo colonial foi aquele em que a Casa Grande definiu os traços mais marcantes de nossa cultura. Com isso, desvalorizamos os trabalhos intelectuais do Brasil dos seus três primeiros séculos de existência, e com eles, a ciência que se produziu por aqui.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carlos Ziller Camenietzki, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Professor do Departamento de História da UFRJ. O autor agradece ao CNPq por lhe ter fornecido os meios materiais para a realização deste trabalho.

Références

ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, com várias notícias curiosas do modo de fazer assucar, plantar e beneficiar o tabaco, tirar ouro das minas e descobrir as de prata e dos grandes emolumentos que esta conquista da America meridional dá ao Reyno de Portugal com estes & outros generos. Lisboa: na Officina Real Deslandesiana, 1711.

ARAÚJO, Ricardo Augusto Benzaquen de. Guerra e Paz: Casa Grande & Senzala e A Obra de Gilberto Freyre Nos Anos 30. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

BICALHO, Maria. Fernanda. A Cidade e o Império: o Rio de Janeiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CASTELLO, José Aderaldo. O Movimento Academicista no Brasil. São Paulo: Secretaria Estadual de Cultura, 1969-1978. 14 v.

FRAGOSO, João Luís. Homens de Grossa Ventura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1992.

GAMA, Ruy. Engenho e Tecnologia. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro Séculos de Latifúndio. São Paulo: Fulgor, 1964.

GUIMARAES, Manoel Luiz Lima Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Revista Estudos Históricos, n. 1, p. 5-27, 1988.

KANTOR, Íris. Esquecidos e Renascidos: historiografia acadêmica luso-americana 1724-1759. São Paulo: Hucitec, 2004.

NEWTON, Isaac. Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Londres, 1687,

PALLARES-BURKE, Maria Lucia Garcia. Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos. São Paulo: UNESP, 2005.

ROCHA PITA, Sebastião da. História da América Portuguesa desde o ano de mil e quinhentos de seu descobrimento até o de mil setecentos e vinte e quatro. Lisboa: José António da Sylva, 1730.

Téléchargements

Publiée

2007-09-13

Comment citer

Ziller Camenietzki, C. . (2007). PROBLEMAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA ÉPOCA COLONIAL: A CASA GRANDE DE GILBERTO FREYRE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(3), 1–13. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/670