DEVOÇÃO PARA ACUDIR NA VIDA E AMPARAR NA MORTE
SÃO MIGUEL ARCANJO E AS ALMAS DO PURGATÓRIO
Mots-clés :
São Miguel, Almas, Devoção, PurgatórioRésumé
Este artigo apresenta uma interpretação de algumas representações de São Miguel Arcanjo e sua devoção, sobretudo sua importância para os cristãos-católicos enquanto protetor na vida e na morte, especialmente na sua função de intermediário para o socorro das almas do Purgatório, no período da História Moderna ocidental. Para tal, vale-se da análise de fontes escritas publicadas em Portugal, principalmente livros religiosos de devoção. O recorte temporal privilegia o século XVIII, mas também considera outros períodos por tratar-se de concepções religiosas que ultrapassam marcos temporais rígidos.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Ana Cristina. Morte. In: AZEVEDO, Carlos Moreira (Dir.). Dicionário de História Religiosa de Portugal. Rio de Mouro: Centro de Estudos de História religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000.
ARIÈS, Philippe. O homem perante a morte. vol. II. Sintra: Europa-América, 1977.
BONETA, Joseph. Gritos das almas no Purgatório e meios para os aplacar. Porto: Tipografia do Jornal do Porto, 1869 [1711].
BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. Irmandades Leigas e Política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986.
CAMPOS, Adalgisa. A portada da Capela de São Miguel e a veneração às almas do purgatório, Vila Rica – Brasil (século XVIII). In.: SCHUMM. Petra. Barrocos y Modernos.. Frankfurt: Vervuert; Madrid: Iberoamericana, 1998.
CARVALHO, Abílio Pereira de. História de uma confraria (1677-1855). Viseu: Tipografia Guerra, 1989.
EVARISTO, Carlos. A Real Irmandade de São Miguel da Ala. História e Estatutos – A devoção portuguesa a São Miguel, Anjo de Portugal e da Paz. Fátima: Regina Mundi Press, 2002.
FRANCO, João. Sermões vários do P. Fr. João Franco. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 1734.
FLECK, Eliane; DILLMANN, Mauro. “A Vossa graça nos nossos sentimentos”: a devoção à Virgem como garantia da salvação das almas em um manual de devoção do século XVIII. Revista Brasileira de História, v.32, n.63, jan.-jun, p.83-118, 2012.
LACOSTE, Jean-Yves (Dir.). Dicionário Crítico de Teologia. Tradução de Paulo Meneses. São Paulo: Paulinas e Loyola, 2004.
LEAL, J.B. de Freitas. Devocionário das Almas do Purgatório, extraído de várias publicações piedosas, escritas na língua inglesa, especialmente do livro do Mt Revd Cônego William Moser, “All Souls’ Forget me not”. Funchal: Tip. Camões, 1894.
LE GOFF, Jacques. O Nascimento do Purgatório. Lisboa: Estampa, 1993.
NUNES, Pedro Miguel Oliveira. Santos, Demónios e Pecadores: do horror do pecado ao milagre da santificação. Portugal: Pearlbooks, 2011.
OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.
ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones Omega, 2000.
SANTÍSSIMA, Manoel de Maria. Devoto instruído na vida e na morte em que se suaviza a Lei do Senhor. Lisboa, Regia Off . Typografia, 1792.
VITALI, Francisco. O mez das almas do Purgatório. Tradução francesa de M. de Valette. Lisboa. Oficina typographica, Biblioteca Nacional de Portugal, 1887.
VOVELLE, Michel. As almas do purgatório ou o trabalho de luto. São Paulo: Unesp, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.