EM BUSCA DE UM PASSADO
A COLONIZAÇÃO E O MITO DE ORIGEM DE PETROLÂNDIA (SC)
Mots-clés :
Petrolândia, Mito de Origem, Alto Vale do Itajaí, MemóriaRésumé
O artigo discute a construção do passado e a busca pelas origens no município de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. No final do século XX e início do século XXI, identificamos o despertar de um interesse, manifestado pela administração pública, pelo passado histórico do município, num contexto regional marcado pela busca e afirmação de identidades locais como fator de promoção cultural e desenvolvimento econômico.
Téléchargements
Références
Disponível em: http://www.amavi.org.br/patrimoniohistorico
CAMARGO, Célia Reis. A construção da memória na sociedade global. Identidades sociais: local X global. Patrimônio e memória, UNESP, v. 2, n. 2, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
FARIAS, Wilson Francisco. São José: 250 anos. Natureza, história, cultura. São José: Editora Do autor, 2001.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologia políticas. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Municipio de Ibirama.
Disponível em http://www.sc.gov.br/index.php/municipios-i/ibirama
HEINST, Andréia de Cássia. Memória e pioneirismo: batalha de narrativas em uma área de ocupação recente em Mato Grosso. História, Imagem e Narrativas, ano. 3, n. 5, set. 2007.
Disponível em http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/23-mem.pioneirismo-heinst.pdf
JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.
JÚNIOR, Durval Muniz de Albuquerque. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Baurú: Edusc, 2007.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
MUNICÍPIO DE PRESIDENTE GETÚLIO.
Disponível em http://www.presidentegetulio.sc.gov.br/
NARRADORES DE JAVÉ. Direção: Eliana Caffé. Brasil: Riofilme, 2003. (110 min.) son. color.
NIETZSCHE, Friedrich. Segunda Consideração Intempestiva. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 2003.
NORA, Pierre. Entre memória e história: o problema dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História: Revista do Programa de estudos de Pós-Graduação em História da PUC. São Paulo, v. 10, p. 12-13. jul. – dez. de 1993.
POLLAK, Michel. Memória, esquecimento e silêncio. In: GOMES, Ângela de Castro; MOURA, Gerson & OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Estudos históricos, São Paulo, v. 2 n 3, 1989.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA – SC. Sistema desenvolvido em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM e integrado à RedeCIM – Rede Catarinense de Informações Municipais, com o apoio da AMAVI.
Disponível em www.petrolandia.sc.gov.br.
ROHR, João Alfredo. Os sítios arqueológicos do Planalto Catarinense. Pesquisas, Instituto Anchietano de Pesquisas, n. 24,1971.
SÁ, Antônio Fernando de Araujo. Combates entre a história e a memória. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.
STAROSKI, Vivian. A colonização e a construção do espaço petrolandense na primeira metade do século XX. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.