NARRADOR MACHADIANO
REPRESENTAÇÕES E TRANSGRESSÕES DO ESPAÇO FEMININO OITOCENTISTA EM A SEMANA
Palavras-chave:
Século XIX, Representação, Feminino, Narrador, LeitorResumo
Este artigo visa estudar a crônica datada de 24 de março de 1895 da série A semana, de Machado de Assis, buscando analisar como se dá a representação e transgressão do espaço feminino oitocentista nesse texto, isso, por meio da análise das ações performáticas do narrador na referida narrativa. O presente texto transita pela idéia de representação (Pollock, Goffman), leitor implícito (Iser), disciplina (Foucault), etc. Traçando, com isso, uma fundamentação teórica multidisciplinar para dar maior sustentabilidade à proposta em questão.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. 5 ed. Rio de Janeiro: Aguilar, 1985.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
CHALLOUB, Sidney; PERREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. A História contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CURY, Maria Zilda Ferreira; FONSECA, Maria Nazareth Soares; WALTY, Ivete Lara Camargos. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
FRANÇA, Jean M. Carvalho. Literatura e sociedade no Rio de Janeiro oitocentista. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1999.
GOFFMAN, Erving. “Representações”. In: A representação do eu na vida cotidiana. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ISER apud GUMBRECHT, Hans Ulrich. “A teoria do efeito estético de Wolfgang Iser.” In.: LIMA, Luiz Costa. (Org). Teoria da Literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.