Brega, brega pop e tecnobrega
um estudo sobre performatividade de gênero na cultura musical paraense
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.924Palavras-chave:
História e musica, Musica Popular, Brega, Amazônia, Performatividade de gêneroResumo
A cultura musical da Amazônia, em particular a do estado do Pará, é composta por uma variedade de ritmos, estilos e sonoridades. Essa pluralidade musical dialoga e se mescla a elementos da cultura cabocla e urbana, e é ressignificada como elemento de identidade pelas populações da periferia das cidades amazônicas. Um estilo musical que, no Pará, adquiriu um significado diferente daquele comum ao restante do Brasil é o brega. Este artigo analisa as transformações do brega paraense e os sentidos que adquiriu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. O objetivo é perceber, a partir do conceito de performatividade de gênero, como as pessoas que vivem e consomem as canções bregas criam modos de ser que subvertem as normas sociais que se fundamenta em na concepção de masculino e feminino.
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