Cultura em Direitos Humanos e Educação para o Empoderamento de Mulheres e Meninas

Autores

  • Rosana Maria Pires Barbato Schwartz Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Lúcia Helena Polleti Bettini Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1384

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Gênero, Direitos Humanos

Resumo

No século XXI, as discussões na academia sobre os Direitos Humanos, em específico sobre as Mulheres, incorporaram as pesquisas, projetos e ações dos movimentos, redes e coletivos sociais e propiciaram renovações da temática nas universidades, com novas estratégicas metodológicas e categorias de análise que vão ao encontro das políticas vigentes. Buscamos neste artigo, tratar da categoria gênero, suas fronteiras epistemológicas, novas referências paradigmáticas e sua contribuição para o avanço dos Direitos das Mulheres por meio da Educação. Adoção da metodologia de análise dos documentos internacionais da Organização das Nações Unidas sobre a mulher e da atual Constituição brasileira de 1988, sob a base teórica de Celso Lafer, Maria Izilda Santos Matos, Norberto Bobbio.

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Biografia do Autor

Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutora em História Social na subárea da História Cultural – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC- SP (2007); Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na subárea dos Direitos das Mulheres pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2001); Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.Desenvolve pesquisas nas áreas da História, Direitos Humanos e Cidades.

Lúcia Helena Polleti Bettini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutora em Direito do Estado - subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009); Mestre em Direito do Estado - subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Advogada em São Paulo. Sócio membro do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Integra o Conselho Editorial da Revista de Direito Educacional e da Revista de Direito das Comunicações, Editora Revista dos Tribunais. Atualmente é Professora do programa de Pós-graduação lato sensu do Instituto Toledo de Ensino - ITE, Bauru; Professora titular da Universidade de São Caetano do Sul - USCS, nas Escolas de Direito e Humanidades e da Escola da Indústria Criativa e Professora no Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos; Professora no IBEGESP - Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública. É também Professora Conferencista da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Professora convidada da Fundação Dom Cabral e Professora convidada na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Referências

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Conferência do Cairo - Plataforma de Ação
Conferência de Beijing - Plataforma de Ação, 1995
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Publicado

2024-06-27

Como Citar

SCHWARTZ Pires Barbato , R. M., & BETTINI Polleti, L. H. (2024). Cultura em Direitos Humanos e Educação para o Empoderamento de Mulheres e Meninas. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 146–171. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1384