A educação como um direito humano

a importância da educação para jovens encarcerados e suas perspectivas futuras

Autores

  • Paula Toledo Lara dos Santos Universidade de São Paulo - USP
  • Ana Maria Klein Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP https://orcid.org/0000-0002-0004-1908

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1388

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Jovens Encarcerados

Resumo

A educação é um direito humano previsto na Constituição Federal brasileira e nos documentos internacionais de Direitos Humanos. Neste estudo, o universo de investigação são as pessoas jovens encarceradas. O objetivo da pesquisa é investigar a importância da educação para estes jovens. Para isto foram conduzidas entrevistas com jovens encarcerados em um presídio no interior de São Paulo. Os resultados demonstram a importância da educação, especialmente quanto às perspectivas futuras desses sujeitos.  

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Biografia do Autor

Paula Toledo Lara dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Educação pela USP. Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP de São José do Rio Preto/SP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq em Direitos Humanos, Educação e Diversidades (DiHEDi). Professora de Direito Penal, Direito Internacional Público e Privado e Metodologia da Pesquisa Científica no Centro Universitário do Norte de São Paulo (UNORTE) .

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Mestrado e doutorado em Educação (área temática psicologia e educação) pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

SANTOS Toledo Lara , P., & KLEIN, A. M. (2023). A educação como um direito humano: a importância da educação para jovens encarcerados e suas perspectivas futuras. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 237–264. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1388