Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Chamadas de Dossiês
Código de Ética
Declaração de Acesso Aberto
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 n. 2 (20): Dossiê: Cultura em Direitos Humanos e Educação - Julho - Dezembro 2023
v. 20 n. 2 (20): Dossiê: Cultura em Direitos Humanos e Educação - Julho - Dezembro 2023
Publicado:
2023-12-19
Editorial
Editorial - Fênix v. 20 n. 2 (20): Dossiê: Cultura em Direitos Humanos e Educação - Julho - Dezembro 2023
Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota, Robson Pereira da Silva
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1446
Dossiê
Apresentação do dossiê
Cultura em direitos humanos e educação
João Clemente de Souza Neto, Celso Luiz Prudente, Fábio Santos de Andrade
4-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1453
Direito à educação superior
as duas extensões da universidade brasileira
Darlan Pez Wociechoski, Afrânio Mendes Catani
14-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1387
Sistemas educacionais, desigualdades e políticas públicas no Brasil
um estudo sobre o período militar
Marcelo Martins Bueno, Wesley Espinosa Santana
38-60
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1376
O desafio da educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Amazonas em tempos de retrocessos
Fernanda Priscilla Pereira Calegare, Rosimario de Aragão Quintino, Iolete Ribeiro da Silva
61-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1368
O impacto da cultura escolar brasileira na alfabetização e letramento de crianças haitianas não falantes do português
Ana Sílvia Moço Aparício, Giseli Pimentel Soares, Elizabete Cristina Costa-Renders
82-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1378
Existências plurais
gênero e sexualidade na formação inicial de professores/as de História
Plábio Marcos Martins Desidério, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Fernando Sousa Lima
117-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1379
O discurso de ódio sob as lentes de jornais digitais
resistências à necropolítica no interior da democracia brasileira contemporânea
Alexandre Bica Pires, Andresa Silva da Costa Mutz
148-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1382
Diálogos da dimensão pedagógica do cinema negro com a educação e os direitos humanos na luta antirracista
Kabengele Munanga , Rogério de Almeida , Celso Luiz Prudente
180-209
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1402
Moradia como lócus de cidadania
acolher e educar
Ingrid Hötte Ambrogi, Célia Toledo Lucena
210-236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1395
A educação como um direito humano
a importância da educação para jovens encarcerados e suas perspectivas futuras
Paula Toledo Lara dos Santos, Ana Maria Klein
237-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1388
Currículo, Território e Comunidade
Dimensões e princípios na Cidade Educadora
Maria Aparecida Perez, Fatima Aparecida Antonio, Maria Cecília Carlini Macedo Vaz
265-284
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405
A solidão como tempo e espaço pedagógico
contribuições à cultura em direitos humanos e educação
Nelson Maria Brechó da Silva, Maria Constança Peres Pissarra
285-305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1390
Artigos
Estado arte da produção científica sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo, comunidade e indicação geográfica
Breno Anastacio Pereira, Patrícia de Oliveira Areas, Felipe Borborema Cunha Lima
306-338
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1142
“Só não é o melhor dos bas-fond por ser a mais linda colina do Rio”
repercussões da visita de Marinetti ao Morro da Favela em 1926.
Rafael Soares Gonçalves, Mayra Cristine Pessôa Antas
339-370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1269
O que o portal Nova Escola ensina sobre jogos digitais?
uma reflexão crítica na perspectiva dos estudos culturais
Augusto Russini, Edgar Roberto Kirchof
371-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1267
A aniquilação simbólica dos afro-brasileiros pelo Império do Brasil nas Exposições Universais (1867-1889)
Daniel Malanski
399-420
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1284
O “Mar das Tormentas” sob a perspectiva dos Estudos Culturais
uma leitura de A Ilha Dos Navios Perdidos, de Joaquim Namorado, e de canto dos Torna-Viagem, de José Mário Branco
Maria Ellem Souza Maciel
421-443
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1219
A “Primeira pesca”
memórias da infância e inserção na pesca artesanal de Quatipuru Mirim, Tracuateua-PA
Alan Crhistian Quadros Alvão, José dos Santos Costa Júnior
444-473
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1223
Relatórios dos Presidentes do Mackenzie College (1870-1912)
uma abordagem histórico-social
Sérgio Ribeiro Santos
474-498
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1322
Excêntricos e obscuros
delírio e política em cartas a Figueiredo
Felipe Cittolin Abal
499-526
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1296
Representação da independência da Índia em O último vice-rei
Jéssica Daiane Levandovski Thewes, Juracy Ignez Assmann Saraiva
527-549
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1230
Estratégias biopolíticas e o massacre do Carandiru
poder da soberania sobre a morte e da regulamentação da vida
Viviane Borges, Diego Nunes
550-568
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1231
O trabalho comunitário e a atuação do movimento nacional de meninos e meninas de rua no Recife - PE (1988-2002)
Heliwelton do Amaral Clemente, Humberto da Silva Miranda
569-590
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1188
A Pele misturada ao texto
um estudo sobre o olhar para si em Primo Levi
Átila Fernandes dos Santos
591-617
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1227
Dor e prazer
destruição e suspensão do mundo no filme A freira e a tortura
Roberto Abib
618-644
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1288
How many more dazed and confused
luz e sombra, pop e música experimental no Led Zeppelin (1969)
Ricardo Sinigaglia Arruda
645-679
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1246
Teoria da verdade e crise do sistema de autoridade
pós-verdade como populismo regressivo de direita
Suliendson Dantas Nascimento, André Bonsanto
680-705
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1276
Resenhas
Martírio, Jihad e uma nova chave de leitura para o mosaico político-religioso do Líbano
Fernando Santos da Silva
706-711
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1278
Cinema e Pensamento
o filme como fonte para a produção conhecimento histórico
Maurício Biscaia Veiga
712-721
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1285
“Guarda-chuva” historiográfico
uma análise do livro “Historia global, historia transnacional e história de los impérios”, de Bartolomé Yun Casalilla
Julio Cesar Aquino Teles Ferreira
722-734
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1264
Pareceristas desta edição
Pareceristas desta edição - Fênix v. 20 n. 2 (20): Dossiê: Cultura em Direitos Humanos e Educação - Julho - Dezembro 2023
Alcides Freire Ramos , Rosangela Patriota , Robson Pereira da Silva
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1454
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
Deutsch
Español (España)
English
Français (France)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems