Currículo, Território e Comunidade

Dimensões e princípios na Cidade Educadora

Autores

  • Maria Aparecida Perez Câmara Municipal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1770-3672
  • Fatima Aparecida Antonio Conselho Municipal de Educação - SP
  • Maria Cecília Carlini Macedo Vaz Conselho Municipal de Educação - SP

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405

Palavras-chave:

Território, Curriculo, Comunidade, Direitos Humanos

Resumo

A Cidade Educadora pressupõe a ocupação do território promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento. Descrever a experiência e a dinâmica das redes que se formam é importante para compreender a elaboração de políticas públicas. Os educadores ao conhecer a cidade, o território e as comunidades ali presentes promovem o diálogo entre a escola e a cidade. A experiência da reorganização curricular na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorreu no período de 2013 a 2016, na gestão do Prefeito Fernando Haddad, considerou como princípio a educação como um direito dos nossos bebês, crianças, jovens e adultos. A questão que se apresenta é se há relação entre a percepção do território na construção do currículo vivido e se os espaços do CEUs contribuíram para garantia de Direitos para a comunidade do seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Perez, Câmara Municipal de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de Siegen-Alemanha (2010). Coordenou a elaboração e implantação do Centros Educacionais Unificados. (CEU) na cidade de São Paulo. Ocupou os cargo de secretaria municipal de Educação da cidade de São Paulo e de Suzano (SP), Diretora Adm/financeira da Secretaria estadual de Educação, Diretoria de Elaboração e acompanhamento de indicadores da SECAD/MEC dentre outros.

Fatima Aparecida Antonio, Conselho Municipal de Educação - SP

Diretora aposentada da Rede Municipal de Educação e membro do Conselho Municipal de Educação - SP.

Maria Cecília Carlini Macedo Vaz, Conselho Municipal de Educação - SP

Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino e membro do Conselhho Municipal de Educação – SP.

Referências

AICE, Carta das Cidades Educadoras (https://www.edcities.org/pt/presentacion-de-la-nueva-carta-de-ciudades-educadoras)

CHARLOT, Bernard. PINO, Sandra. Educação ou Barbárie?: uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

_______, Paulo. A Educação na Cidade, São Paulo: Cortez, 2001.

_______ ; Shor.I. Medo e Ousadia: cotidiano dos professores. RJ:Paz e Terra, 1986.p.19.

_______ Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Agir com a Escola: revisitar, ressignificar, avaliar, replanejar. São Paulo: SME/DOT, 2016.

_______, Paulo. Educadores de rua: Uma abordagem crítica. Bogotá: Gente Nueva, Unicef: 1989.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Direitos de Aprendizagem dos ciclos Interdisciplinar e Autoral. São Paulo: SME:COPED, 2016ª. (Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria).

GONZÁLES. A. Miguel. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

NETO, João C. S N. Pedagogia social: A formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de pesquisa em educação. Vitória: volume 16, número 32, p. 29-64, jun/dez, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/about

SANTOS, Milton. SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.

_______, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.

________________. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 edição,

SILVA, Tomaz Tadeu (org). A produção social da identidade e da diferença. In Identidade e Diferença – A perspectiva dos estudos culturais, 3 edição, Editora Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

PEREZ, M., ANTONIO, F. A., & VAZ Carlini Macedo, M. C. (2023). Currículo, Território e Comunidade: Dimensões e princípios na Cidade Educadora. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 265–284. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405