Currículo, Território e Comunidade
Dimensões e princípios na Cidade Educadora
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405Palavras-chave:
Território, Curriculo, Comunidade, Direitos HumanosResumo
A Cidade Educadora pressupõe a ocupação do território promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento. Descrever a experiência e a dinâmica das redes que se formam é importante para compreender a elaboração de políticas públicas. Os educadores ao conhecer a cidade, o território e as comunidades ali presentes promovem o diálogo entre a escola e a cidade. A experiência da reorganização curricular na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorreu no período de 2013 a 2016, na gestão do Prefeito Fernando Haddad, considerou como princípio a educação como um direito dos nossos bebês, crianças, jovens e adultos. A questão que se apresenta é se há relação entre a percepção do território na construção do currículo vivido e se os espaços do CEUs contribuíram para garantia de Direitos para a comunidade do seu entorno.
Downloads
Referências
AICE, Carta das Cidades Educadoras (https://www.edcities.org/pt/presentacion-de-la-nueva-carta-de-ciudades-educadoras)
CHARLOT, Bernard. PINO, Sandra. Educação ou Barbárie?: uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
_______, Paulo. A Educação na Cidade, São Paulo: Cortez, 2001.
_______ ; Shor.I. Medo e Ousadia: cotidiano dos professores. RJ:Paz e Terra, 1986.p.19.
_______ Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Agir com a Escola: revisitar, ressignificar, avaliar, replanejar. São Paulo: SME/DOT, 2016.
_______, Paulo. Educadores de rua: Uma abordagem crítica. Bogotá: Gente Nueva, Unicef: 1989.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Direitos de Aprendizagem dos ciclos Interdisciplinar e Autoral. São Paulo: SME:COPED, 2016ª. (Componentes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria).
GONZÁLES. A. Miguel. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Organização do documento: Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
NETO, João C. S N. Pedagogia social: A formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de pesquisa em educação. Vitória: volume 16, número 32, p. 29-64, jun/dez, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/about
SANTOS, Milton. SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
_______, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.
________________. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 edição,
SILVA, Tomaz Tadeu (org). A produção social da identidade e da diferença. In Identidade e Diferença – A perspectiva dos estudos culturais, 3 edição, Editora Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.