Currículo, Território e Comunidade

Dimensões e princípios na Cidade Educadora

Auteurs

  • Maria PEREZ Câmara Municipal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1770-3672
  • Fatima Aparecida ANTONIO Conselho Municipal de Educação - SP
  • Maria Cecília VAZ Carlini Macedo Conselho Municipal de Educação - SP

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405

Mots-clés :

Território, Curriculo, Comunidade, Direitos Humanos

Résumé

A Cidade Educadora pressupõe a ocupação do território promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento. Descrever a experiência e a dinâmica das redes que se formam é importante para compreender a elaboração de políticas públicas. Os educadores ao conhecer a cidade, o território e as comunidades ali presentes promovem o diálogo entre a escola e a cidade. A experiência da reorganização curricular na Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorreu no período de 2013 a 2016, na gestão do Prefeito Fernando Haddad, considerou como princípio a educação como um direito dos nossos bebês, crianças, jovens e adultos. A questão que se apresenta é se há relação entre a percepção do território na construção do currículo vivido e se os espaços do CEUs contribuíram para garantia de Direitos para a comunidade do seu entorno.

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Bibliographies de l'auteur

Maria PEREZ, Câmara Municipal de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de Siegen-Alemanha (2010). Coordenou a elaboração e implantação do Centros Educacionais Unificados. (CEU) na cidade de São Paulo. Ocupou os cargo de secretaria municipal de Educação da cidade de São Paulo e de Suzano (SP), Diretora Adm/financeira da Secretaria estadual de Educação, Diretoria de Elaboração e acompanhamento de indicadores da SECAD/MEC dentre outros.

Fatima Aparecida ANTONIO, Conselho Municipal de Educação - SP

Diretora aposentada da Rede Municipal de Educação e membro do Conselho Municipal de Educação - SP.

Maria Cecília VAZ Carlini Macedo, Conselho Municipal de Educação - SP

Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino e membro do Conselhho Municipal de Educação – SP.

Références

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Publiée

2023-12-19

Comment citer

PEREZ, M., ANTONIO, F. A., & VAZ Carlini Macedo, M. C. (2023). Currículo, Território e Comunidade: Dimensões e princípios na Cidade Educadora. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 265–284. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1405