O CURSO TEATRO NA EDUCAÇÃO (CTE) E OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN
HISTÓRICO E CONSIDERAÇÕES
Palavras-chave:
Curso Teatro na Educação, Sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin, Teatro e Educação, Formação de professores de TeatroResumo
Este artigo refere-se à aplicação dos Jogos Teatrais Spolinianos ao longo de dez anos do Curso Teatro na Educação, o qual funciona no Centro de Formação Artística na Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) em Belo Horizonte – MG, ressaltando a relevância e atualidade dessa abordagem metodológica do teatro-educação na formação continuada de educadores, bem como na iniciação teatral de pré-adolescentes e adolescentes. O artigo reporta depoimentos de educadores, referentes às contribuições dos Jogos Teatrais spolinianos, bem como alude a determinadas questões controversas que cercam esta abordagem metodológica.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CABRAL, Beatriz. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: MENCARELLI, Fernando (Org.). Memória ABRACE XI. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: Fapi, 2007.
CARVALHO, Marina Miranda de; FALCÃO, Iara Fátima Ferandez; PINTO, Davi de Oliveira; PIMENTEL, Lúcia Gouvêa.(Orientadora). Curso Teatro na Educação: um estudo exploratório. (Monografia de Conclusão de Curso) Universidade do Estado de Minas Gerais, 2000.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec/Mandacaru, 2006.
JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2007.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.
KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. In: CARREIRA, André (Org.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva / EDUSP, 1991.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
KOUDELA, Ingrid Dormien. (Org.). Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva / FAPESP, 1992.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio. O teatro pós-moderno. In: GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae. O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PUPO apud FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.
RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981..
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.