O CURSO TEATRO NA EDUCAÇÃO (CTE) E OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN

HISTÓRICO E CONSIDERAÇÕES

Authors

  • Marina Miranda de Carvalho Pontifícia Universidade Católica – PUC
  • Iara Fátima Fernandez Falcão Pontifícia Universidade Católica – PUC
  • Davi de Oliveira Pinto Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes, Belo Horizonte – MG)

Keywords:

Theater-in-Education Course, Spolin Games, Drama/Education, Formation of educators

Abstract

This article refers to the application of Spolin Games throughout 10 years of work at CTE, Theater-in-Education Course, which works in the Artistic Training Center in the Clóvis Salgado Foundation (Palácio das Artes), in Belo Horizonte, pointing out the relevance and presentness of this theater-education methodological approach in the continuous formation of educators, as well as in the theatrical initiation for pre-adolescents and adolescents. The article features statements given by educators, referring to the contribution of Spolin Games in their education during CTE, and also alludes to specific controversial issues that surround this methodological approach.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Miranda de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica – PUC

Marina Miranda é artista plástica, figurinista, atriz, diretora e professora de teatro. Bacharel em Artes Visuais, Licenciada em Educação Artística e Especialista em Arte e Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi membro do Grupo Teatro AMI de Belo Horizonte. Fez parte do grupo de professore(a)s que deram início, em 1999, ao curso superior de Artes Cênicas da UFOP aonde lecionou quase por cinco anos para a Licenciatura, Direção Teatral e Profissionalizante. Também trabalhou como professora de Ensino de Teatro em escolas particulares e pública do ensino básico. Atualmente é professora do Curso Teatro na Educação (CTE) no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) e no Curso Profissionalizante da Escola de Teatro PUC Minas.

Iara Fátima Fernandez Falcão, Pontifícia Universidade Católica – PUC

Iara Fernandez é atriz e professora de teatro. Mestranda em Artes pela Universidade Federal de M.G. (UFMG) e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Estadual de M.G. (UEMG). Lecionou no CTE entre 1998 e 2009. Atualmente, é Supervisora Pedagógica do PlugMinas (parceria do Instituto Sérgio Magnani com o Governo Estadual de Minas Gerais) e professora na Escola de Teatro PUC Minas.

Davi de Oliveira Pinto, Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes, Belo Horizonte – MG)

      Davi Dolpi é ator, diretor e professor de teatro. Doutorando e Mestre em Artes pela UFMG, Especialista em Arte-Educação e Licenciado em Educação Artística pela UEMG. Lecionou no CTE entre 1998 e 2009. Atualmente, é Professor Assistente I na Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Outro Preto, em Ouro Preto – MG.

References

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CABRAL, Beatriz. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: MENCARELLI, Fernando (Org.). Memória ABRACE XI. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: Fapi, 2007.

CARVALHO, Marina Miranda de; FALCÃO, Iara Fátima Ferandez; PINTO, Davi de Oliveira; PIMENTEL, Lúcia Gouvêa.(Orientadora). Curso Teatro na Educação: um estudo exploratório. (Monografia de Conclusão de Curso) Universidade do Estado de Minas Gerais, 2000.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec/Mandacaru, 2006.

JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2007.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. In: CARREIRA, André (Org.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva / EDUSP, 1991.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KOUDELA, Ingrid Dormien. (Org.). Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva / FAPESP, 1992.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MOSTAÇO, Edélcio. O teatro pós-moderno. In: GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae. O Pós-Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PUPO apud FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981..

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Published

2010-04-30

How to Cite

Miranda de Carvalho, M. ., Fernandez Falcão, I. F. ., & de Oliveira Pinto, D. . (2010). O CURSO TEATRO NA EDUCAÇÃO (CTE) E OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN: HISTÓRICO E CONSIDERAÇÕES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–17. Retrieved from https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/239