O CURSO TEATRO NA EDUCAÇÃO (CTE) E OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN

HISTÓRICO E CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Marina Miranda de Carvalho Pontifícia Universidade Católica – PUC
  • Iara Fátima Fernandez Falcão Pontifícia Universidade Católica – PUC
  • Davi de Oliveira Pinto Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes, Belo Horizonte – MG)

Palabras clave:

Curso Teatro na Educação, Sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin, Teatro e Educação, Formação de professores de Teatro

Resumen

Este artigo refere-se à aplicação dos Jogos Teatrais Spolinianos ao longo de dez anos do Curso Teatro na Educação, o qual funciona no Centro de Formação Artística na Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) em Belo Horizonte – MG, ressaltando a relevância e atualidade dessa abordagem metodológica do teatro-educação na formação continuada de educadores, bem como na iniciação teatral de pré-adolescentes e adolescentes. O artigo reporta depoimentos de educadores, referentes às contribuições dos Jogos Teatrais spolinianos, bem como alude a determinadas questões controversas que cercam esta abordagem metodológica.

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Biografía del autor/a

Marina Miranda de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica – PUC

Marina Miranda é artista plástica, figurinista, atriz, diretora e professora de teatro. Bacharel em Artes Visuais, Licenciada em Educação Artística e Especialista em Arte e Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi membro do Grupo Teatro AMI de Belo Horizonte. Fez parte do grupo de professore(a)s que deram início, em 1999, ao curso superior de Artes Cênicas da UFOP aonde lecionou quase por cinco anos para a Licenciatura, Direção Teatral e Profissionalizante. Também trabalhou como professora de Ensino de Teatro em escolas particulares e pública do ensino básico. Atualmente é professora do Curso Teatro na Educação (CTE) no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) e no Curso Profissionalizante da Escola de Teatro PUC Minas.

Iara Fátima Fernandez Falcão, Pontifícia Universidade Católica – PUC

Iara Fernandez é atriz e professora de teatro. Mestranda em Artes pela Universidade Federal de M.G. (UFMG) e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Estadual de M.G. (UEMG). Lecionou no CTE entre 1998 e 2009. Atualmente, é Supervisora Pedagógica do PlugMinas (parceria do Instituto Sérgio Magnani com o Governo Estadual de Minas Gerais) e professora na Escola de Teatro PUC Minas.

Davi de Oliveira Pinto, Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes, Belo Horizonte – MG)

      Davi Dolpi é ator, diretor e professor de teatro. Doutorando e Mestre em Artes pela UFMG, Especialista em Arte-Educação e Licenciado em Educação Artística pela UEMG. Lecionou no CTE entre 1998 e 2009. Atualmente, é Professor Assistente I na Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Outro Preto, em Ouro Preto – MG.

Citas

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Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Miranda de Carvalho, M. ., Fernandez Falcão, I. F. ., & de Oliveira Pinto, D. . (2010). O CURSO TEATRO NA EDUCAÇÃO (CTE) E OS JOGOS TEATRAIS DE VIOLA SPOLIN: HISTÓRICO E CONSIDERAÇÕES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–17. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/239