PRÁTICAS MUSICAIS EM ONGS
POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Palavras-chave:
ONGs, Educação musical, Projetos sociais, Terceiro Setor, Processo pedagógico-musicalResumo
Este artigo aborda as práticas musicais em duas Organizações Não Governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender, especialmente, dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. O processo pedagógico-musical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos interconectados: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O contexto histórico se revela como a dimensão de reconstituição da própria identidade institucional e musical das ONGs em estudo, construída mediante os fragmentos de história de vida rememorados pelos informantes da pesquisa. Trata-se, portanto, de uma construção e reconstrução das identidades sociais e culturais de grupos sociais em que a diversidade cultural implica a formação/configuração dos mesmos. O texto busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos movimentos e projetos sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.
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