PRÁTICAS MUSICAIS EM ONGS

POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autor/innen

  • Magali Oliveira Kleber Universidade Estadual de Londrina

Schlagworte:

ONGs, Educação musical, Projetos sociais, Terceiro Setor, Processo pedagógico-musical

Abstract

Este artigo aborda as práticas musicais em duas Organizações Não Governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender, especialmente, dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. O processo pedagógico-musical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos interconectados: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O contexto histórico se revela como a dimensão de reconstituição da própria identidade institucional e musical das ONGs em estudo, construída mediante os fragmentos de história de vida rememorados pelos informantes da pesquisa. Trata-se, portanto, de uma construção e reconstrução das identidades sociais e culturais de grupos sociais em que a diversidade cultural implica a formação/configuração dos mesmos. O texto busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos movimentos e projetos sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Magali Oliveira Kleber, Universidade Estadual de Londrina

 Docente de Música no Departamento de Música e Teatro na Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Música/Artes pela UNESP/ São Paulo e Doutora em Educação Musical pela UFRGS.

Literaturhinweise

CASTELLS, Manuel. Globalización, identidad y estado en América Latina. [1999]. Disponível em: http://www.gobernabilidad.cl/documentos/globalizacion.doc.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes do Fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERNANDES, Rubem Cesar. O que é o terceiro setor. Rits, p. 4. Disponível em: http://www.rits.org.br/frames/index_frames_geral.cfm?palavra=http://www.rits.org.br/idac.rits.org.br/idac_abertura.html

EYERMAN, Ron; JAMISON, Andrew. Music and social movements: mobilizing traditions in twentieth century. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KISIL, Marcos. Organização social e desenvolvimento sustentável: projetos de base comunitária. In: IOSCHPE, Evelyn. (Org.). 3º Setor: desenvolvimento nacional sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e Antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1996.

SAWAIA, Bader B. Fome de Felicidade e Liberdade. In: SAWAIA, Bader B et al. Muitos Lugares para aprender. São Paulo: CENPEC, 2003.

SHEPHERD, John; WICKE Peter. Music and cultural theory. Malden: Polity Press, 1997.

Veröffentlicht

2008-06-30

Zitationsvorschlag

Oliveira Kleber, M. (2008). PRÁTICAS MUSICAIS EM ONGS: POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–24. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/37