UM PENSAMENTO MONTADO
ABY WARBURG ENTRE UMA BIBLIOTECA E UM ATLAS
Palavras-chave:
Aby Warburg, atlas Mnemosyne, biblioteca Warburg, montagemResumo
O presente artigo perpassa algumas obras do historiador da imagem e da cultura Aby Warburg afim de compreender seu pensamento montado. Para tal, parte-se da palavra grega Mnemosyne, nome da deusa da memória e guardiã da Biblioteca de Warburg. A montagem da Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg (KBW) perpassaria anos, inicialmente constituía a reunião de livros do historiador e grande intelectual. Ao longo do tempo os livros ganham prédio próprio, na cidade de Hamburgo, e a partir daquela biblioteca começa-se a formular um instituto de pesquisa, que à época afamou-se mais que seu mentor. Para além do Instituto o Atlas Mnemosyne pode ser considerado outro grande produto daquela biblioteca. Seu último trabalho conjuga questões primordiais para a percepção de seu pensamento, conceitos e montagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. La potencia del pensamiento. Buenos Aire: Adriana Hidalgo Editora, 2009.
AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg y La ciencia sin nombre. In: La potencia del pensamiento. Barcelona: Editora Anagrama, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. Ninfa. Valencia: pré-textos, 2010.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteiras, 2000.
BAZIN, German. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1963.
BUCHLOH, Benjamin. Gerhard Richter’s Atlas: the anomic archive. In: Photography and painting in the work of Gerhard Richt. Barcelona: Libres Recerca Arte 6, 1999.11-30.
BURCKHARDT, Jacob. La civilisation en Italie au temps de la Renaissance. Paris : Editions d’aujourd’hui, 1983 e ultura del Renacimiento en Italia. Madrid: Editorial Iberia, 1956.
BURCKHARDT, Jacob. Reflexões sobre a História. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1961.
BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura : De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Madrid : Fondo de cultura económica, 2003.
CARERI, Giovanni. Aby Warburg. Rituel, Pathosformel et forme intermédiaire, L’Homme 2003/1 (n° 165), p. 41-76.
CHECA. Fernando. La Biblioteca de Aby Warburg: “orientación” para la mente y “arena” para Historia del arte. 7-23p.In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.
CICERÓN. El orador. Madrid: Alianza Editorial, 2006
DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image: Une histoire du regard en Occident. Paris : Folio, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Con- texto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Vénus : Nudité, rêve, cruauté. Paris : Gallimard, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drape tombe. Paris : Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluída. Paris : Gallimard, 2015.
GOMBRICH, Ernst Hans; FRITZ, Saxl. Aby Warburg : une biographie intellectuelle. Suivie d’une étude sur l’histoire de la bibliothèque de Warburg. Paris: Klincksieck, 2015.
GINZBURG, Carlo. De Warburg a E. H. Gombrich: notas de um problema de método. In: Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KLEIN, Robert. A forma e o inteligível. Escritos sobre o renascimento e arte moderna. São Paulo: Edusp, 1998.
LAHUERTA, Juan José. Aby Warburg Marginalia Carl Einstein. Madrid: Ediciones Asimétricas, 2015.
LESCOURREL, Marie Anne. Aby Warburg et la tentation du regard. Paris: Hazan, 2014.
MELENDI, Maria Angélica. A solidez do arquivo: Entre pedras soterradas e fotografias esquecidas. In: FLORES, Bernardete Ramos e VILELA, Ana Lúcia (orgs.). Encantos da Imagem: Estâncias para a prática historiográfica entre história e arte. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2010.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
RECHT, Roland. L’Atlas Mnémosyne d’Aby Warburg. In WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris : l’Écarquillé, 2012.
SAXL, Fritz. La Biblioteca Warburg y su propósito. 91-112p. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.
SAXL, Fritz. La Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg de Hamburgo. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.
SIEREK, Karl. Images oiseaux : Aby Warburg et la théorie des médias. Paris: Klincksieck: 2009.
THUILLIER, Jacques. Teoría General de la Historia de Arte. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2006.
YATES, Francis Amélia. A arte da memoria. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.
YVRAS, José Francisco. Imágenes cifradas. La biblioteca magnética de Aby Warburg. Barcelona: Editorial Elba, 2010.
WARBURG, Aby. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli. In: História de fantasmas para gente grande. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2015.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Impresos Cofás S.A., 2010.
WARBURG, Aby e BINSWANGER, Ludwig. La curación infinita: Historia clínica de Aby Warburg. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008.
WARBURG, Eric Marx. El traslado del Instituto Warburg a Inglaterra en 1933. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.