UM PENSAMENTO MONTADO

ABY WARBURG ENTRE UMA BIBLIOTECA E UM ATLAS

Autores/as

Palabras clave:

Aby Warburg, atlas Mnemosyne, biblioteca Warburg, montagem

Resumen

O presente artigo perpassa algumas obras do historiador da imagem e da cultura Aby Warburg afim de compreender seu pensamento montado. Para tal, parte-se da palavra grega Mnemosyne, nome da deusa da memória e guardiã da Biblioteca de Warburg. A montagem da Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg (KBW) perpassaria anos, inicialmente constituía a reunião de livros do historiador e grande intelectual. Ao longo do tempo os livros ganham prédio próprio, na cidade de Hamburgo, e a partir daquela biblioteca começa-se a formular um instituto de pesquisa, que à época afamou-se mais que seu mentor. Para além do Instituto o Atlas Mnemosyne pode ser considerado outro grande produto daquela biblioteca. Seu último trabalho conjuga questões primordiais para a percepção de seu pensamento, conceitos e montagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. La potencia del pensamiento. Buenos Aire: Adriana Hidalgo Editora, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg y La ciencia sin nombre. In: La potencia del pensamiento. Barcelona: Editora Anagrama, 2008.

AGAMBEN, Giorgio. Ninfa. Valencia: pré-textos, 2010.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteiras, 2000.

BAZIN, German. História da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1963.

BUCHLOH, Benjamin. Gerhard Richter’s Atlas: the anomic archive. In: Photography and painting in the work of Gerhard Richt. Barcelona: Libres Recerca Arte 6, 1999.11-30.

BURCKHARDT, Jacob. La civilisation en Italie au temps de la Renaissance. Paris : Editions d’aujourd’hui, 1983 e ultura del Renacimiento en Italia. Madrid: Editorial Iberia, 1956.

BURCKHARDT, Jacob. Reflexões sobre a História. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1961.

BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura : De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Madrid : Fondo de cultura económica, 2003.

CARERI, Giovanni. Aby Warburg. Rituel, Pathosformel et forme intermédiaire, L’Homme 2003/1 (n° 165), p. 41-76.

CHECA. Fernando. La Biblioteca de Aby Warburg: “orientación” para la mente y “arena” para Historia del arte. 7-23p.In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.

CICERÓN. El orador. Madrid: Alianza Editorial, 2006

DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image: Une histoire du regard en Occident. Paris : Folio, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Con- texto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Vénus : Nudité, rêve, cruauté. Paris : Gallimard, 1999.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drape tombe. Paris : Gallimard, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluída. Paris : Gallimard, 2015.

GOMBRICH, Ernst Hans; FRITZ, Saxl. Aby Warburg : une biographie intellectuelle. Suivie d’une étude sur l’histoire de la bibliothèque de Warburg. Paris: Klincksieck, 2015.

GINZBURG, Carlo. De Warburg a E. H. Gombrich: notas de um problema de método. In: Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

KLEIN, Robert. A forma e o inteligível. Escritos sobre o renascimento e arte moderna. São Paulo: Edusp, 1998.

LAHUERTA, Juan José. Aby Warburg Marginalia Carl Einstein. Madrid: Ediciones Asimétricas, 2015.

LESCOURREL, Marie Anne. Aby Warburg et la tentation du regard. Paris: Hazan, 2014.

MELENDI, Maria Angélica. A solidez do arquivo: Entre pedras soterradas e fotografias esquecidas. In: FLORES, Bernardete Ramos e VILELA, Ana Lúcia (orgs.). Encantos da Imagem: Estâncias para a prática historiográfica entre história e arte. Blumenau: Letras Contemporâneas, 2010.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

RECHT, Roland. L’Atlas Mnémosyne d’Aby Warburg. In WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris : l’Écarquillé, 2012.

SAXL, Fritz. La Biblioteca Warburg y su propósito. 91-112p. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.

SAXL, Fritz. La Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg de Hamburgo. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.

SIEREK, Karl. Images oiseaux : Aby Warburg et la théorie des médias. Paris: Klincksieck: 2009.

THUILLIER, Jacques. Teoría General de la Historia de Arte. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2006.

YATES, Francis Amélia. A arte da memoria. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

YVRAS, José Francisco. Imágenes cifradas. La biblioteca magnética de Aby Warburg. Barcelona: Editorial Elba, 2010.

WARBURG, Aby. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli. In: História de fantasmas para gente grande. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2015.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Impresos Cofás S.A., 2010.

WARBURG, Aby e BINSWANGER, Ludwig. La curación infinita: Historia clínica de Aby Warburg. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2008.

WARBURG, Eric Marx. El traslado del Instituto Warburg a Inglaterra en 1933. In: SETTIS, Salvadore. Warburg Continuatus. Descripción de una biblioteca. Barcelona: Ediciones de La Central, Museu Nacional de Arte Reina Sofia, 2010.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Campos, D. Q. . (2016). UM PENSAMENTO MONTADO: ABY WARBURG ENTRE UMA BIBLIOTECA E UM ATLAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 13(2). Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/612