A INVENÇÃO DO BRASIL -

O NASCIMENTO DA PAISAGEM BRASILEIRA SOB O OLHAR DO OUTRO

Autor/innen

  • Sandra Jatahy Pesavento

Schlagworte:

História e Imagem – Artes Plásticas e Imaginário – Holandeses no Brasil do século XVII – História e Estética

Abstract

Este artigo visa analisar a pintura paisagística holandesa (de autoria de artistas como Frans Post, Gillis Peters, Zacharias Wagener, Georg Macgraf e Albert Eckhout, entre outros) sobre o Brasil, no momento da invasão, conquista e estabelecimento da dominação do nordeste brasileiro no século XVII,
com o intuito de apreender construções imaginárias de sentido e, por intermédio dessas, observar como, pela paisagem, se fez a “invenção do Brasil” pelo olhar do outro.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BELLUZO, Ana Maria Gonçalves. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Metalivros, 1999.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. 3ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1961.

HERKENHOFF, Paulo (Ed.). O Brasil e os Holandeses, 1630-1654. Rio de Janeiro, GMT Ed., 1999.

LANEYRIE-DAGEN, Nadeije; DAGEN, Philippe; WAT, Pierre. Lire la peinture: Dans l'intimité des oeuvres. Larousse, 2002.

VALLADARES, Clarival do Prado. Albert Eckhout. Pintor de Maurício de Nassau no Brasil. 1637-1644. Rio de Janeiro/Recife: Livroarte Editora, 1981.

VAZ, Antonio (1640). In. Arte no Brasil, vol. I. São Paulo, Abril Cultural, 1979.

Veröffentlicht

2020-08-06

Zitationsvorschlag

Pesavento, S. J. . (2020). A INVENÇÃO DO BRASIL -: O NASCIMENTO DA PAISAGEM BRASILEIRA SOB O OLHAR DO OUTRO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 1(1), 1–34. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/2