SPOLIN E STANISLAVSKI
INTERSECÇÕES NO ENSINO E NA PRÁTICA DO TEATRO
Schlagworte:
Análise ativa, Jogos teatrais, Teatro improvisacional, Método das ações físicasAbstract
Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.
Downloads
Literaturhinweise
ADLER, S. Técnica da Representação Teatral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BENEDETTI, Jean. Stanislavski & the actor. NY: Routledge, 1998.
CAMARGO, Robson Corrêa de. Neva Leona Boyd e Viola Spolin: jogos teatrais e seus paradigmas. Sala Preta. São Paulo/USP, n. 2. 2002.
CAMARGO, R. Teatro e Fragmentos. Construindo Emoções, Pensamentos e Razões. In Sensibilidade e Sociabilidades. Goiania: UCG 2008 p. 55-62. Aqui Camargo desenvolve aspectos do pensamento brechtiano e a emoção. Disponível em: http://ufg.academia.edu/RobsonCamargo/Papers/72208/Teatro-e-Recepção--A-Construção-da-Personagem-e-o-Papel-do-Ator--Razão-e-Emoção--Teatro-e-Fragmentos--Construindo-Emoções--Pensamentos-e-Razões
CAMARGO, Joracy. Teatro Soviético. Rio de Janeiro: Leituras, 1945.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 2003.
COURTNEY, Richard. Play, Drama & Though: The intellectual background to dramatic education.Fourth Edition, Revised Simon & Pierrre. Toronto: Simon & Pierre, 1989.
GRAY, Paul. Stanislavski y los EE.UU. Uma Cronologia Crítica. In: Mascara. Buenos Aires, 1965-66.
KUSNET, E. Ator e Método. Rio de Janeiro: SNT, 1975.
KUSNET, E. Introdução ao “método da ação inconsciente”. São Paulo: FAAP, 1971.
RIPPELINO, Angelo Maria. Maiakovski e o teatro de vanguarda. São Paulo: Perspectiva, 1971.
STANISLAVSKI, C. Mi Vida en el Arte. Buenos Aires: Quetzal, 1991.
VYGOTSKY, L. S. El Desarrollo de los Processos Psicológicos Superiores. Barcelona: Crítica, 2009.
WAHYMAN, Rose. Stanislavski System of Acting. New York: Cambridge University Press, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.