A DOUTRINA DO UT PICTURA POESIS SEGUNDO PINO E DOLCE

Autor/innen

  • Rejane Bernal Ventura Universidade de São Paulo – USP

Schlagworte:

Paolo Pino, Lodovico Dolce, Ut pictura poesis, Pintura, Retórica

Abstract

Este artigo estuda dois tratados artísticos do século XVIo Dialogo di Pittura (1548), de Paolo Pino e o Dialogo della Pittura, intitolato L’Aretino (1557), de Lodovico Dolce a partir da doutrina do ut pictura poesis. O objetivo de ambos era equiparar a pintura à poesia, e, para isso, Pino e Dolce prescreveram à pintura paradigmas retóricos semelhantes à composição da poesia. A construção dos dois tratados está amparada nas poéticas de Aristóteles e Horácio.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Rejane Bernal Ventura, Universidade de São Paulo – USP

Mestre e Doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É autora de Diálogo sobre a Pintura, de Paolo Pino (São Paulo: Humanitas/USP, 2002) e Da Vinci – Sátiras, fábulas, aforismos e profecias (São Paulo: Hedra, 2008).

Literaturhinweise

ALBERTI, Leon Battista. Della Pittura. Edizione critica a cura di Luigi Mallè. Firenze: G. C. Sansoni Editore, 1950.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.

BAROCCHI, Paola. (Org.). Trattati d’Arte del Cinquecento - Fra Manierismo e Controriforma. Bari: Giuseppe Laterza e Figli Editore, 1960.

CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão. Tradução de Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CORTI, Claudia. Omero e Zeusi, ovvero le arti sorelle (o cugine), nell’estetica del Rinascimento, p. 86 Università degli Studi di Firenze. Disponível em: http://www.unifi.it /rivlea/upload/sub/LEAO-1.

DOLCE, Lodovico. Dialogo della Pittura, intitolato L’Aretino. In: BAROCCHI, Paola. (Org.). Trattati d’Arte del Cinquecento - Fra Manierismo e Controriforma. Bari: Giuseppe Laterza e Figli Editore, 1960.

GELLI, Giovambattista. Lettioni fatte nell’Accademia Fiorentina, 1551. In: BAROCCHI, Paola (Org.). Scritti d’arte del Cinquecento. Milano-Napoli: Riccardo Ricciardi Editore, 1971-77.

HORÁCIO. Arte Poética. Introdução, Tradução e Comentário de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Editorial Inquérito, 1984.

LEE, Rensselaer W. Ut Pictura Poesis: The Humanistic Theory of Painting. Art Bulletin, XXII, 1940.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou Sobre as Fronteiras da poesia e da pintura. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

LOMAZZO, 1584 Apud LEE, Rensselaer W. Ut Pictura Poesis: The Humanistic Theory of Painting. Art Bulletin, XXII, 1940.

MORA, Carlos de Miguel. Os Limites de uma comparação: ut pictura poesis. Ágora. Estudos Clássicos em Debate 6, 2004. Universidade de Aveiro. Disponível em: http://www.dlc.ua.pt/classicos/pictura.pdf.

PETRARCA. Triunfos. Tradução de Camões, Introdução e Notas de Pedro Heise. São Paulo: Hedra, 2006.

PINO, Paolo. Dialogo di Pittura di Messer Paolo Pino nuovamente dato em luce, in Vinegia per Pauolo Gherardo, MDXLVIII. Edição fac-símile de 1548, com notas de Giorgio Nicodemi. Milão, 1945.

QUINTILIANO, M. Fábio. Instituições Oratórias. São Paulo: Edições Cultura, 1944.

VARCHI, Benedetto. Lezzione della maggioranza delle arti. 1546. Disponível em: http://www.memofonte.it.

VARCHI, Benedetto 1549 Apud LEE, Rensselaer W. Ut Pictura Poesis: The Humanistic Theory of Painting. Art Bulletin, XXII, 1940.

VASARI, Giorgio. Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori et architetti. Roma: Newton Compton Editori, 1991.

Veröffentlicht

2011-12-13

Zitationsvorschlag

Bernal Ventura, R. . (2011). A DOUTRINA DO UT PICTURA POESIS SEGUNDO PINO E DOLCE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(3), 1–16. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/331