JORGE AMADO
AS CRÔNICAS INÉDITAS DE “HORA DA GUERRA”, O ANTISSEMITISMO
Schlagworte:
Hora da Guerra, Jorge AmadoAbstract
A compilação de crônicas, lançada em 2008 pela editora Companhia das Letras, foi organizada e selecionada por Myriam Fraga (diretora da Fundação Casa de
Jorge Amado) e Ilana Seltzer Goldstein (antropóloga, autora de O Brasil Best-Seller de Jorge Amado). O título do livro, Hora da Guerra, é homônimo da coluna que Amado contribuiu naqueles anos candentes. As 103 crônicas selecionadas mostram um Jorge Amado contundente, militante, e, na análise de Boris Fausto2
(que escreve o prefácio do livro), muitas vezes maniqueísta, de tom apaixonado e simplificador.
Downloads
Literaturhinweise
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
BÁEZ, Fernando. História Universal da Destruição dos Livros. Tradução de Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Holocausto – Crime contra a Humanidade. São Paulo: Ática, 2000.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Nazismo e Antissemitismo, Teorias e Práticas da Exclusão. História e Memória do Holocausto – XV Jornada Interdisciplinar sobre o ensino da História do Holocausto, São Paulo, 2010.
FRAGA, Myriam; GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. (Org.). Hora da Guerra. [textos de Jorge Amado] São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
LEVI, Primo. É Isto um Homem? Tradução de Luigi Del Rel. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Jorge Amado e os Sons da Polônia: Considerações sobre o Poema A Canção da Judia de Varsóvia. História e Memória do Holocausto – XV Jornada Interdisciplinar sobre o ensino da História do Holocausto, São Paulo, 2010.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.