JORGE AMADO
AS CRÔNICAS INÉDITAS DE “HORA DA GUERRA”, O ANTISSEMITISMO
Palabras clave:
Hora da Guerra, Jorge AmadoResumen
A compilação de crônicas, lançada em 2008 pela editora Companhia das Letras, foi organizada e selecionada por Myriam Fraga (diretora da Fundação Casa de
Jorge Amado) e Ilana Seltzer Goldstein (antropóloga, autora de O Brasil Best-Seller de Jorge Amado). O título do livro, Hora da Guerra, é homônimo da coluna que Amado contribuiu naqueles anos candentes. As 103 crônicas selecionadas mostram um Jorge Amado contundente, militante, e, na análise de Boris Fausto2
(que escreve o prefácio do livro), muitas vezes maniqueísta, de tom apaixonado e simplificador.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
BÁEZ, Fernando. História Universal da Destruição dos Livros. Tradução de Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Holocausto – Crime contra a Humanidade. São Paulo: Ática, 2000.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Nazismo e Antissemitismo, Teorias e Práticas da Exclusão. História e Memória do Holocausto – XV Jornada Interdisciplinar sobre o ensino da História do Holocausto, São Paulo, 2010.
FRAGA, Myriam; GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. (Org.). Hora da Guerra. [textos de Jorge Amado] São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
LEVI, Primo. É Isto um Homem? Tradução de Luigi Del Rel. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
PEREIRA, Kenia Maria de Almeida. Jorge Amado e os Sons da Polônia: Considerações sobre o Poema A Canção da Judia de Varsóvia. História e Memória do Holocausto – XV Jornada Interdisciplinar sobre o ensino da História do Holocausto, São Paulo, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.