Fünfzehn Jahre Existenz

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.54

Schlagworte:

Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, 15 anos, Dossiê Amazônia

Abstract

Mit großer Zufriedenheit haben wir eine weitere Ausgabe des  Fênix - History and Cultural Studies Magazine  (Band 17, Jahr XVII, Nummer 1 - Januar / Juni - 2020) herausgebracht. In dem Moment, in dem  Fênix - Revista de História und Estudos Culturais  fünfzehn (15) Jahre seines Bestehens vollendet haben, müssen wir noch einmal unseren aufrichtigen Dank und unsere Dankbarkeit an alle Beteiligten mit Distanz und Mut wiederholen Wirksamkeit dieser Zeitschrift. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Rosangela Patriota Ramos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual, desde 2017, integra o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFU em participação voluntária. Seus trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. É autora de Vianinha - um dramaturgo no coração de seu tempo [São Paulo: Hucitec, 1999]; A Crítica de um Teatro Crítico [São Paulo: Perspectiva, 2007]; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História [São Paulo: Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg]; História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente [São Paulo: Edições Verona, 2013, ebook] e Antonio Fagundes no palco da história: um ator [São Paulo: Perspectiva, 2018].

Alcides Freire Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia ? UFU. Bolsista Produtividade do CNPq ? Nível 1D. Participa do Convênio Internacional entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Universidade de Coimbra. Integra o Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Integra conselhos editoriais de alguns periódicos especializados. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec) e um dos editores do periódico eletrônico Fênix ? Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN - 1807-6971), além da coordenação editorial de Edições Verona). Publicou 47 capítulos de livros e 36 artigos científicos, que versam sobre as interfaces do diálogo História e Cinema, em periódicos especializados nacionais e internacionais. É autor de Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013. v. único. 116p.], em colaboração com Jean-Claude Bernardet e de Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC, 2002. v. único. 362p). Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009]. Participou da organização das seguintes obras: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec, 2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], entre outras. 

Rodrigo de Freitas Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba-MG)

Professor Adjunto III do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba-MG), Doutor em História pela Universidade Federal de Uberândia (2012), Mestre (2006) e graduado em História pela mesma Universidade (2003). Autor de Tambores na Noite: a drmaturgia de Brecht na cena de Fernando Peixoto, pela Editora Hucitec, 2010. Um dos editores do periódico eletrônico "Fênix - Revista de História e Estudos Culturais", coordenador de área do PIBID-História na UFTM e, a partir de 01/01/2016, membro do conselho diretivo da Associação Internacional Areia - Itália (Associazione Internazionale Areia). Coordenador do projeto de pesquisa Circularidades Culturais entre Brasil e Itália: estudo sobre cultura no século XX, financiado pela Capes e CNPq. Orientou, até a presente data, 11 trabalhos de conclusão de curso e 2 pesquisas de Iniciação Científica. Atualmente está em andamento 2 orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, 2 orientações de Iniciação Científica e trabalhos relacionados ao PIBID (15 alunos do curso de graduação e 2 professoras de História da Educação Básica). É autor de artigos e capítulos de livros que tratam da temática pesquisada. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teatro, História Contemporânea, Ensino de História, Circularidades Culturais. 

Literaturhinweise

SILVA, Robson Pereira da. Ney Matogrosso…para além do bustiê: performances da contraviolência na obra de Bandido (1976 – 1977). Curitiba: Appris, 2020.

PRADO, Giliard da Silva. A construção da memória da Revolução Cubana: a legitimação do poder nas tribunas políticas e nos tribunais revolucionários. Curitiba: Appris, 2018. 300p.

SILVEIRA, Guaracy Carlos da. O Pensamento de Pierre Lévy – comunicação e tecnologia. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.

Veröffentlicht

2020-08-14

Zitationsvorschlag

Ramos, R. P. ., Ramos, A. F. ., & Costa, R. de F. . (2020). Fünfzehn Jahre Existenz. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(1), 0–00. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.54