APROPRIAÇÕES E HISTORICIDADE DE "TAMBORES NA NOITE" NO BRASIL DE 1972

Autor/innen

  • Rodrigo de Freitas Costa Universidade Federal de Uberlândia

Schlagworte:

Teatro, cultura, ditadura militar, diálogo palco-platéia

Abstract

 Partindo do pressuposto de que não existem regras pré-estabelecidas para as práticas culturais e que qualquer construção artística surge de seu diálogo fecundo com o seu próprio tempo histórico este artigo visa lançar luzes sobre as vicissitudes que envolveram a construção do espetáculo Tambores na Noite em 1972. Distante de um processo sem contradições o espetáculo que se analisa permite vislumbrar as inconstâncias e as tensões presentes no meio artístico no início da década de 1970, pois v alorizar as produções artísticas a partir de suas interações com o mundo social significa priorizar a obra de arte como expressão de um dado momento histórico validando seus possíveis diálogos com as questões políticas, sociais e estéticas.

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Literaturhinweise

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BRECHT, B. Tambores na Noite. In: Bertolt Brecht: Teatro Completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986

Veröffentlicht

2005-03-17

Zitationsvorschlag

Costa, R. de F. (2005). APROPRIAÇÕES E HISTORICIDADE DE "TAMBORES NA NOITE" NO BRASIL DE 1972. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 2(1). Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/646