TEMPOS DE INTOLERÂNCIA
CHICO CONTA CALABAR
Schlagworte:
Chico Buarque, História e Teatro, CalabarAbstract
Este trabalho tem como objetivo recuperar a historicidade da peça Calabar – o elogio da traição (1973) escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra. Produzida em plena Ditadura Militar, o que criou obstáculos à montagem da peça, é uma alegoria histórica passada na época das Invasões Holandesas, no Brasil, do século XVII. Aborda a questão da lealdade e da traição, numa clara alusão à conjuntura política do período em que foi escrita. A partir da compreensão da História através do Teatro, buscaremos analisar os embates políticos e relações de poder a partir da relação passado/presente, além da utilização da alegoria histórica como estratagema artístico para denunciar as mazelas sociais.
Downloads
Literaturhinweise
CHARTIER, Roger. Formas e Sentido – Cultura Escrita: entre a distinção e a apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: A História entre Certezas e Inquietude. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.