TEMPOS DE INTOLERÂNCIA

CHICO CONTA CALABAR

Autor/innen

  • Christian Alves Martins

Schlagworte:

Chico Buarque, História e Teatro, Calabar

Abstract

Este trabalho tem como objetivo recuperar a historicidade da peça Calabar – o elogio da traição (1973) escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra. Produzida em plena Ditadura Militar, o que criou obstáculos à montagem da peça, é uma alegoria histórica passada na época das Invasões Holandesas, no Brasil, do século XVII. Aborda a questão da lealdade e da traição, numa clara alusão à conjuntura política do período em que foi escrita. A partir da compreensão da História através do Teatro, buscaremos analisar os embates políticos e relações de poder a partir da relação passado/presente, além da utilização da alegoria histórica como estratagema artístico para denunciar as mazelas sociais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BARROS, Maria Irenilce Rodrigues. As canções de Chico Buarque numa perspectiva intertextual. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Uberlândia, 2000.
CHARTIER, Roger. Formas e Sentido – Cultura Escrita: entre a distinção e a apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: A História entre Certezas e Inquietude. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.

Veröffentlicht

2020-08-08

Zitationsvorschlag

Alves Martins, C. . (2020). TEMPOS DE INTOLERÂNCIA: CHICO CONTA CALABAR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 1(1), 1–15. Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/8