O NÃO-FIGURATIVO (UM FRAGMENTO)
Schlagworte:
Romantismo alemão, Abstracionismo, Sujeito, MimesisAbstract
Pela comparação de dois quadros, de Kandinsky e Mondrian, o autor procura mostrar a absoluta insuficiência da designação que normalmente engloba os autores, i.e., serem eles abstratos. Mostra-se como se diferenciam pela maneira como se dá a relaçao do sujeito-pintor com a obra produzida; como, em Kandinsky, a obra não se autonomiza de uma intenção autoral, mantendo-se a obra vassala de uma significação antes postulada que alcançada; em Mondrian, ao invés, como o sujeito importa apenas como constituinte de algo que dele se torna independente. A essa diferença de modos de estar o sujeito presente corresponde uma outra: em Kandinsky, a subordinação à intenção significativa corresponde um amálgama de linhas e cores de sentido aleatório ou abstrato, ao passo que, em Mondrian, a autonomia do sujeito provoca um "correlato objetivo" a uma cena do mundo – o abstrato dá lugar à produção de uma cena, correspondente ao que temos chamado de mímesis da produção.
Downloads
Literaturhinweise
BATAILLE, Georges. Edouard Manet [1955]. Genebra: Skira, 1994.
DOESBURG, Theo van. Comentário a Compositie 10 in Zwart Wit, de Mondrian. In: JOOSTEN, Joop; RUDENSTINE, Angelica; JANSSEN, Hans (Eds.). Piet Mondrian. New York: Brown and Company, 1995.
KANDINSKY, Wassily. Self-characterization [1919]. In: LINDSAY, Kenneth Clement; VERGO, Peter (Eds.). Kandinsky – Complete writings on art. New York: Da Capo Press, 1994.
KANDINSKY, Wassily. Über das Geistige in der Kunst [1912]. 10 ed. Bern: Benteli, 1973.
KANT, Immanuel. Kritik der Urteilskraft [1790]. In: FRANK, M; ZANETTI, V. (Hrsg.). Schriften zur Ästhetik und Naturphilosophie. V. III, Frankfurt a.M: Deutscher Klassiker Verlag, 1996.
LINDSAY, Kenneth Clement. Introduction. In: Kandinsky – Complete writings on art. New York: Da Capo, 1994.
NANCY, Jean-Luc. Scène. Un échange de letters – La Scène primitive et quelques autres. Nouvelle revue de psychanalyse. Paris: Gallimard, 1992.
SERS, Philippe. Kandinsky – Philosophie de l’abstraction. Genebra: Skira, 1995.
SCHLEGEL, Friedrich. Fragmente zur Literatur und Poesie. In: EICHNER, H. (Hrsg.). Kritische Ausgabe seiner Werke. V. 16. Wien; Zürich: Verlag Ferdinand Schöningh; Thomas-Verlag, 1981.
TIECK, Ludwig. Franz Sternbalds Wanderungen [1798]. Editado por A. Anger. Stuttgart: Reclam, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.