CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE NACIONAL NO CORPO QUE DANÇA

O BALÉ DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Autor/innen

  • Daniela Reis Universidade Federal de Uberlândia

Schlagworte:

Balé e Estado Novo, Balé romântico, IV Centenário

Abstract

O presente artigo objetiva traçar o processo de um pensamento sobre a “dança brasileira”, buscando, também, refletir sobre as intricadas relações entre esta e a produção artística do Brasil da primeira metade do século XX, bem como a política nacionalista vigente deste período. A contextualização histórica tem por proposição analisar a obra de arte diretamente inserida e articulada em seu meio social, portanto, em diálogo constante com este. Diante disto, busca-se discutir as distintas representações de identidade nacional por meio da dança, entendendo-as como construções sociais que trazem em essência os valores e ideais de grupos específicos

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

PEREIRA, Roberto. A formação do Balé Brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.

ABREU, Regina. A capital contaminada – a construção da identidade nacional pela negação do “espírito carioca”. In: LOPES, Antônio Herculano. (Org.). Entre Europa e África: a invenção do carioca. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, Topbooks, 2000.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SCHWARCZ, Lilia. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870- 1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

VELOSO, Mariza; MADEIRA, Angélica. Leituras Brasileiras. Itinerários no Pensamento Social e na Literatura. São Paulo: Paz e Terra, 1999

Veröffentlicht

2005-09-23

Zitationsvorschlag

Reis, D. . (2005). CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE NACIONAL NO CORPO QUE DANÇA: O BALÉ DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 E 1940. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 2(3). Abgerufen von https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/856