What does the website nova escola teach you about digital games?

a critical reflection from the perspective of cultural studies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1267

Keywords:

Cultural pedagogies, discourse, Nova Escola, cultural studies

Abstract

In this article, we present the results of a doctoral research on the discourses on electronic games that circulate in educational websites addressed to teachers, and our study draws on the field of Cultural Studies in Education, on the one hand, and on Critical Discourse Analysis, on the other hand. The main objective of the analyses is to verify how these discourses work as cultural pedagogies. The analyses refer to 29 reports that were published, since 2012 - 2020, on the website Nova Escola

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Augusto RUSSINI, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutor em Educação (ULBRA), Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN), graduação em História (UFN), Processos Gerenciais (UNICESUMAR) e Administração (UNIFCV). Pós- doutorando em Educação (ULBRA). Docente na Fundação Bradesco Gravataí - RS. 

Edgar Roberto KIRCHOF, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

References

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

COSTA, Marisa Vorraber; MOMO, Mariangela. Sobre a “conveniência” da escola. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPED, v. 14, n. 42, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a09.pdf. Acesso em: 22 de março de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000300009

ELLSWORTH, Elizabeth. Locais de aprendizagem: mídia, arquitetura e pedagogia. Routledge, 2005.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UNB, 2001.

GIROUX, Henry A., MCLAREN, Peter.. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; Moreira, Antônio Flávio (Orgs.) Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 144-158, 1995.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org. e Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

HALL, Stuart. A representação do Trabalho. In: HALL, Stuart (Org.) Representação. Representação Cultural e Práticas De Significado. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi,1997.

HALL, Stuart. Codificação e Decodificação no Discurso televisivo. Birmingham: Centro de Estudos Culturais Contemporâneos, 1973.

HICKEY, Andrew. As Pedagogias dos Estudos Culturais: Um Relato Curto do Estado Atual de Estudos Culturais. In: ___ As Pedagogias dos Estudos Culturais. Nova York & Londres: Routledge, 2016, p. 3-23.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neo-liberalismo em ataque ao ensino púbico. [Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva] Londrina: Planta, 2004.

LIMA, Antônio José Araújo. O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. In: II Congresso Nacional de Educação – II CANEDU, 2015, Campina Grande. Disponível em: http://docplayer.com.br/28221072-O-ludico-em-classicos-da-filosofia-uma-analise-em-platao-aristoteles-e-rousseau.html. Acesso em: 15 de março de 2022.

RAMOS, Márcia Elisa Teté. O ensino de História na Revista Nova Escola (1986-2002): Cultura midiática, currículo e ação docente. 2009. 287 f. Tese – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

STEINBERG R. Shirley & KINCHELOE, Joe (orgs). Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

TENDÊNCIA, David. Pedagogia Cultural: arte, educação, política. Nova Iorque: Bergin & Garvey, 1992.

WATKINS, Megan, NOBLE, Greg, DRISCOLL Catherine. (eds). Pedagogia Cultural e Conduta Humana. Londres: Routledge, 2015.

VAN LEEUWEN, Theo. Discurso e Prática: Novas Ferramentas para Análise do Discurso Crítico. Oxford: University Press, 2008.

Published

2023-12-19

How to Cite

RUSSINI, A., & KIRCHOF, E. R. (2023). What does the website nova escola teach you about digital games? : a critical reflection from the perspective of cultural studies. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 371–398. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1267