HISTORY PROFESSIONAL:

QUESTION OF IDENTITY

Authors

  • Ricardo de Aguiar Pacheco Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Herika Paes Rodrigues Viana Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Keywords:

identidade, formação docente, sujeito profissional

Abstract

This article addresses the professional identity of the history teacher. Our object of study is thought for the professional exercise of a future faculty. From the theoretical review of renowned authors in the field and from research on teacher education, we find a relevant space to clarify how professional identity is made up of a larger field than the physical spaces of the University. We see a deep relation between the formation of the subject as a person who feels, who thinks, who has feelings and the formation of the professional subject who will attend to so many subjects in the exercise of their future profession.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação, Nº 22, Jan/Fev/Mar/Abr 2003.

AGUIRRE, Mariela Alejandra Coudannes. La formación del profesor de historia en la Universidad Argentina. La creciente distancia entre investigación / docencia y teoría / práctica. Antíteses, vol. 3, n. 6, jul.-dez. de 2010, pp. 975-990, p.978.

Disponível em http://link.periodicos.capes.gov.br.ez19.periodicos.capes.gov.br/

BARCELLAR, Carlos In: PINSKY. Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas: “Uso e mau uso dos arquivos”. 2.ed., Ia reimpressão.— São Paulo : Contexto, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 11, n. 5. p. 173-191, p. 178, 1991.

COSTA, Aryana Lima. A Formação de profissionais de história: o caso da UFRN (2004-2008). 2010. 196p. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós Graduação em História. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2010,

CUNHA, Jorge Luiz da; CARDÔZO, Lisliane dos Santos. Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores. Educ. rev. Nº.42 Curitiba. Oct./Dec. 2011, p.08.

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000500010.

D’ÁVILA, Cristina Maria. Universidade e formação de professores: qual o peso da formação inicial sobre a construção da identidade profissional docente? In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007, p.228.

Disponível em http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-14.pdf

DURLI, Zenilde. O movimento nacional pela reformulação dos cursos de formação do educador: embates na construção de um projeto coletivo de formação In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007, p.206.

Disponível em http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-13.pdf

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 5. ed. rev. ampl. Campinas, SP: Papirus, 2006

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

KOSELLEK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC‐Rio, 2006.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001, p.122.

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a08v2274.pdf

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SCHEIBE, Leda; VALLE, Ribeiro. A formação dos professores no Brasil e em Santa Catarina: do normalista ao diplomado na educação superior. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007, p.269.

Disponível em http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-16.pdf

SEVERINO, Antônio José. Competência técnica e sensibilidade ético-política: o desafio da formação de professores. Cadernos FEDEP (Fórum Estadual de Defesa da Escola Pública), São Paulo, n.1, p.10-23, fev. de 2002.

SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas – SP: Papirus, 2007.

Published

2017-12-05

How to Cite

Pacheco, R. de A. ., & Viana, H. P. R. . (2017). HISTORY PROFESSIONAL: : QUESTION OF IDENTITY. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(2). Retrieved from https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/491