A CÂMERA COMO BUNKER
O FILME A QUEDA E O O FILME A QUEDA E O PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ALEMÃPROBLEMA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ALEMÃ
Keywords:
Teoria da História, Adolf Hitler, Cinema alemãoAbstract
In this paper, Oliver Hirschbiegel’s motion-picture Downfall is analyzed according to three patterns: firstly, through its representational forms; secondly, through a comparison with the Joachim Fest’s historical essay that inspired the movie’s plot; and finally, through a theoretical perspective, the present text tries to understand the movie’s premises and consequences for the German historical consciousness.
Downloads
References
CARDOSO, Ciro. A História na virada de milênio: Fim das certezas, crise dos paradigmas? Que História convirá ao século 21? In: Um Historiador fala de teoria e metodologia: Ensaios. Bauru: EDUSC, 2005.
REINECKE, Stefan. Vergesst Hitler! Die Tageszeitung, Berlim, 14 set. 2004, p. 3. Disponível em: <http://www.taz.de>. Acesso em: 05 nov. 05
WILDT, Michael. Der Untergang: Ein Film inszeniert sich als Quelle, Zeithistorische Forschungen/Studies in Contemporary History, Potsdam, 2005.
FEST, Joachim. No Bunker de Hitler: Os Últimos dias do Terceiro Reich. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
REINECKE, Stefan. Vergesst Hitler! Die Tageszeitung, Berlim, 14 set. 2004.
LUKÁCS, John. O Hitler da História. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.