PERMANÊNCIA DA PROMESSA DE FELICIDADE
UM ESQUEMA INTERPRETATIVO DA NOTA DE CLASSES DA “LINHA EVOLUTIVA” MUSICAL BRASILEIRA*
Keywords:
Bossa Nova, Caetano VelosoAbstract
The present text tries to understand historically the first attempt of Caetano Veloso to put in practice its program for Brazilian popular music, with Domingo (1967). The intention of this article is to comprehend the process of promise of happiness permanence, until the revelation of its social class note in Caetano Veloso’s long-play.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Moda Intemporal – sobre o jazz. In: Prismas: Crítica Cultural e Sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
ADORNO, Theodor W. Ravel. In: COHN, Gabriel. (Org.). Theodor W. Adorno – Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.
BARRAUD, Henry. Para compreender a música de hoje. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
BASTOS, Manoel Dourado. A bossa nova como realização da ‘utopia de som nacional’ de Mário de Andrade. Anais do XVIII Encontro Regional de História – O historiador e seu tempo, ANPUH/SP – UNESP/Assis, Cd-rom, 2006.
CALDEIRA, Jorge. A construção do samba. São Paulo: Mameluco, 2007.
CAMPOS, Augusto de. (Org.). Balanço da bossa e outras bossas. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
CASTRO, Ruy. Chega de Saudade. 3 ed. São Paulo: Cia. das letras, 2001.
GALVÃO, Walnice Nogueira. MMPB: Uma análise ideológica. In: Saco de gatos. São Paulo: Livraria Duas Cidades: 1976.
GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
GAVA, José Estevam. Linguagem harmônica da bossa nova. São Paulo: Unesp, 2002.
GRIFFITHS, Paul. A música Moderna. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1987.
MAMMÌ, Lorenzo. Canção do Exílio. In: NESTROVSKI, Arthur et. al. Três canções de Tom Jobim: São Paulo: Cosac e Naify, 2004.
MENEZES BASTOS, Rafael José de. Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite parisiense. Revista Brasileira de Ciências Sociais,v. 20, n. 58, p. 177-196, jun. de 2005.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
PAIANO, Enor. O berimbau e o som universal. 1994. Dissertação (Mestrado) – ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: J. Zahar / UFRJ, 2001.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política – 1964-1969: Alguns esquemas. In: O pai de família e outros ensaios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SODRÉ, Muniz Samba: o dono do corpo. 2 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
TEIXEIRA, Maurício de Carvalho. Música em conserva: arranjadores e modernistas na criação de uma sonoridade brasileira. 2002. Dissertação (Mestrado em Literatura) – FFLCH-USP, São Paulo, 2002.
TINHORÃO, José Ramos. O samba agora vai: a farsa da música popular no exterior. Rio de Janeiro: JCM, 1969.
VASCONCELLOS, Gilberto; SUZUKI JR, Matinas. A malandragem e a formação da música popular brasileira. In: HOLLANDA, Sérgio Buarque de. (Org.). O Brasil republicano: economia e cultura (1930-1964). São Paulo: Difel, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.