PERMANÊNCIA DA PROMESSA DE FELICIDADE

UM ESQUEMA INTERPRETATIVO DA NOTA DE CLASSES DA “LINHA EVOLUTIVA” MUSICAL BRASILEIRA*

Autores/as

  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual Paulista – Unesp/Assis

Palabras clave:

Bossa Nova, Caetano Veloso, Promessa de Felicidade

Resumen

O presente texto busca compreender historicamente a primeira tentativa de Caetano Veloso botar em prática o seu programa para a música popular brasileira, com Domingo (1967). O intento deste artigo é compreender o processo de permanência da promessa de felicidade, de sua matriz na bossa nova de Tom Jobim e João Gilberto, até a revelação de sua nota de classe no disco citado de Caetano Veloso.

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Biografía del autor/a

Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual Paulista – Unesp/Assis

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UnB. Doutorando em História e Sociedade pela Unesp/Assis, sob orientação do prof. Dr. Carlos Eduardo Jordão Machado. Bolsista Fapesp. Membro do grupo Literatura e Modernidade Periférica, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB, bem como do Núcleo de Pesquisas História e Linguagens Artísticas, do Departamento de História da Unesp/Assis.

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Publicado

2008-12-31

Cómo citar

Dourado Bastos, M. (2008). PERMANÊNCIA DA PROMESSA DE FELICIDADE: UM ESQUEMA INTERPRETATIVO DA NOTA DE CLASSES DA “LINHA EVOLUTIVA” MUSICAL BRASILEIRA*. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(4), 1–17. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/92