Educação em direitos humanos

a questão é fazer sentido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1385

Palabras clave:

Direitos Humanos, Educação, História, Pedagogia Social

Resumen

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, instrumento moderno para o imprescindível redirecionamento de nossas práticas, valores e relações com os outros não é um ponto descolado da história e sim o desdobramento de vários momentos que a fomentaram. Este trabalho traz um rastreamento bibliográfica destes momentos, segundo linhas do tempo propostas por alguns autores que analisaram a chamada “invenção” dos Direitos Humanos, e aponta a educação escolar e social com o meio efetivo de promover e dar “sentido” a estes direitos entre os povos.

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Biografía del autor/a

Ricardo DIAS Lopes, Universidade Federal do ABC - UFABC

Pós-Doutor e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; professor no PPG EAHC do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie; membro do Socius – UTL, do Instituto Catequético Secular São José e da Pastoral do Menor.

João Clemente NETO Souza , Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutorado em Ciências Sociais, e pós-doutorado em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

DIAS Lopes, R., & NETO Souza , J. C. (2024). Educação em direitos humanos: a questão é fazer sentido. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 62–90. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1385