O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA
O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE ZERO A QUATRO ANOS
Palabras clave:
Pedagogia do teatro, Jogos teatrais, Educação infantil, Jogo dramáticoResumen
Este trabalho é parte da reflexão sobre jogos na educação infantil, sempre ressaltando a sua importância como recurso pedagógico. Origina-se de minha experiência com teatro num ambiente de educação infantil, a Creche/UFG, trabalhando com crianças até quatro anos, com jogos dramáticos, jogo tradicional e jogo teatral. Nesta faixa etária considera-se impossível trabalhar as formas teatrais. Objetiva entender como o teatro está presente na constituição do ser humano, desde a sua infância, e como este deve ser mediado e aplicado em realidades de creches e pré-escolas. Para que haja uma conexão entre algumas áreas, como pedagogia, teatro e psicologia, estudo conceitos que darão cor e fundamentação a algumas práticas realizadas no local em que estagiei por dois anos (2008 e 2009). Esta instituição tem importância relevante nas idéias apresentadas e na compreensão do universo infantil.
Descargas
Citas
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1995.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.
OLIVEIRA, Vera Barros de; et al. O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 1978.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinky. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
VIGOSTSKI, L.S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOSTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/ Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.