HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO DIVERSIFICADO
CONEXÕES ENTRE A MEMÓRIA E IDENTIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.35355/0000061Palabras clave:
História Local, Currículo Diversificado, Identidade, MemóriaResumen
Este artigo faz uma análise acerca do currículo diversificado escolar buscando entender o seu sentido refletido no ensino e aprendizagem da história local nos ambientes escolares. A metodologia utilizada partiu da natureza qualitativa e tomou como base a revisitação dos instrumentos legais e a literatura existente. A coleta de dados foi viabilizada por um “Questionário” que foi aplicado e respondido por professores lotados em uma escola pública da educação básica do interior do estado de Pernambuco/Brasil, cujos resultados foram exportados para o software SPSS e discutidos à luz do referencial teórico estudado. O estudo evidenciou de que é importante e interessante desenvolver nas unidades escolares metodologias atrativas e inovadoras em que se favoreçam políticas educativas integradas à história da comunidade e articuladas às práticas pedagógicas cotidianas por meio da mensuração e/ou implementação no currículo diversificado acerca da cultura historiográfica local
Descargas
Citas
APOLLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de Surley. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
BALL, Sthepen. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Corte Editora, 2011.
BESSEGATTO, Maria Luiz. O Patrimônio em Sala de Aula: Fragmentos de Ações Educativas. 2ª ed. Porto Alegre: Evangraf, 2004
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal, 1996.
BRASIL. IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.IPHAN.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patromonial.pdf. Acesso em: 05 maio 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)- Lei Nº. 9.394/96. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base – Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 10 de junho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: 2013.
BRASIL. Censo Escolar 2018. Brasília: MEC. Disponível em: https://www.mec.gov.br/. Acesso em: 18 maio 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 10 de junho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: 2013.
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: Leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um Lugar na Escola para a História Local. Recife: ANPUH, 1995.
FREITAS, H. M. R.; CUNHA, M. V. M., JR.; MOSCAROLA, J. Aplicação de sistemas de software para auxílio na análise de conteúdo. Revista de Administração da USP, 32(3), 97-109, 1997, bem como, Bardin Lauremce. L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977.
_____. Ánálise de Conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
MANIQUE, Antonio Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didáctica da História: Patrimônio e história local. Lisboa: Texto, 1994.
MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação &. Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan/abr. 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOREIRA, Antonio Flávio barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Organização do documento: Jeanete Beauchamp; Sandra Denise Pagel; Aricélia Ribeiro do nascimento. Brasília: MEC, SEB, 2008.
NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da história local. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2ª ed.. Petrópolis: Vozes, 2008.
PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; SOUSA, Jorge Luís Umbelino. Parte Diversificada dos currículos da Educação Básica: que política é essa? ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.9, n.3, p. 448-458, set-dez. 2016.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental – Área de Ciências Humanas e Área de Ensino Religioso. Rede estadual de ensino. Recife: Secretaria de Educação, 2018.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco – Parâmetros Curriculares de História: Ensino Fundamental e Médio. Rede estadual de ensino. Recife: Secretaria de Educação, 2013.
PROENÇA, Maria Cândido. Ensinar/Aprender História. Lisboa: Horizonte, 1990.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renilfran Cardoso de. Guia Básico de Educação Patrimonial: Referência nos arquivos digitais. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão: Anais, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.