DALCROZE, A MÚSICA E O TEATRO

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA O ATOR COMPOSITOR

Autores/as

  • Adriana Fernandes Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Dalcroze, Parâmetros Musicais, Voz, Julia Varley, Eurítmica

Resumen

O presente trabalho expõe uma tentativa experimental de trabalho para a voz do ator baseada na metodologia de Emile-Jaques Dalcroze denominada de rítmica ou eurítmica. É uma tentativa de relacionar a música e o teatro e por consequência também a dança, pois Dalcroze entendia o fazer musical de forma corporal. O objetivo é encontrar ferramentas úteis para o treinamento do ator, principalmente para o desenvolvimento vocal. São expostos os princípios norteadores da metodologia Dalcroziana que são relacionados na prática em sala de aula em duas universidades brasileiras envolvendo os parâmetros musicais: altura, duração, intensidade e timbre. Finalmente, o trabalho apresenta uma etnografia de uma performance de Julia Varley do Odin Teatret, especialmente dedicada ao trabalho de voz do ator.

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Biografía del autor/a

Adriana Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Etnomusicologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente professora das disciplinas de técnica vocal do curso de bacharelado e licenciatura em teatro da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Professora da pós-graduação em Música da UFPB.

Citas

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Publicado

2010-12-10

Cómo citar

Fernandes, A. . (2010). DALCROZE, A MÚSICA E O TEATRO : FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA O ATOR COMPOSITOR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(3), 1–23. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/274