O O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores/as

  • Felipe Campo Dall’Orto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Palabras clave:

Teatro do Oprimido, Augusto Boal, Teatro Comunitário

Resumen

Esse artigo mostra a história e a trajetória do Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, surgido no Rio de Janeiro no ano de 1986. Uma associação sócio-cultural, com direção de Augusto Boal, que implementa projetos artísticos que estimulam a participação ativa das camadas menos privilegiadas da sociedade, visando à democratização dos meios de produção cultural, ao fortalecimento da cidadania e à transformação da realidade, através do Teatro do Oprimido. Um teatro que busca ser um exemplo de intervenção social, visando à inclusão social e o desenvolvimento humano. A idéia é analisar os projetos e trabalhos pedagógicos do CTO-Rio e suas contribuições na arte, na comunidade e na construção da cidadania, além da importância da formação dos grupos populares dentro das comunidades.

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Biografía del autor/a

Felipe Campo Dall’Orto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Possui mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

Citas

BEZERRA, Antonia Pereira. O Teatro do Oprimido e a Noção de Espectador-Ator: Pessoa e Personagem. Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE, 1999.

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Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Campo Dall’Orto, F. (2008). O O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–16. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/32