O O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Auteurs

  • Felipe Campo Dall’Orto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Mots-clés :

Teatro do Oprimido, Augusto Boal, Teatro Comunitário

Résumé

Esse artigo mostra a história e a trajetória do Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, surgido no Rio de Janeiro no ano de 1986. Uma associação sócio-cultural, com direção de Augusto Boal, que implementa projetos artísticos que estimulam a participação ativa das camadas menos privilegiadas da sociedade, visando à democratização dos meios de produção cultural, ao fortalecimento da cidadania e à transformação da realidade, através do Teatro do Oprimido. Um teatro que busca ser um exemplo de intervenção social, visando à inclusão social e o desenvolvimento humano. A idéia é analisar os projetos e trabalhos pedagógicos do CTO-Rio e suas contribuições na arte, na comunidade e na construção da cidadania, além da importância da formação dos grupos populares dentro das comunidades.

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Biographie de l'auteur

Felipe Campo Dall’Orto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Possui mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

Références

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NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com comunidades. Revista Urdimento, n 4, Santa Catarina, Udesc, 2002.

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Publiée

2008-06-30

Comment citer

Campo Dall’Orto, F. (2008). O O TEATRO DO OPRIMIDO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–16. Consulté à l’adresse https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/32