NOEL ROSA
NA FRONTEIRA ENTRE O MORRO E A CIDADE
Palabras clave:
Noel Rosa, Música popular, Cultura brasileira, Representações sociaisResumen
O artigo analisa a importância do compositor popular Noel Rosa (1910-1937) e sua obra como representantes das transformações sociais e culturais que ocorriam no Brasil no decorrer da década de 1930. Procura-se identificar o Poeta da Vila como um “homem-fronteira” que integrou as diferentes realidades do morro e da cidade através de suas composições, caracterizando-o, assim, como um mediador de diferentes culturas.
Descargas
Citas
CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloisa Maria Murgel; EISENBERG, José. (Orgs.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
CONY, Carlos Heitor. Noel Rosa. Jornal Folha de São Paulo. 02/08/1964.
DIDIER, Carlos. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: UNB, 1990.
FROTA, Wander Nunes. Auxílio luxuoso: samba símbolo nacional, geração Noel Rosa e indústria cultural. São Paulo: Annablume, 2003.
HARTOG, François. Memória de Ulisses: narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
LAFETÁ, João Luís. Estética e ideologia: o modernismo em 1930. In: PRADO, Antonio Arnoni (Org.). A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Editora 34, s/d.
NAVES, Santuza Cambraia. O Violão Azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Martin Claret [primeira edição de 1908], 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.