A EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA COMO TEMA DE ELABORAÇÃO FÍLMICA
CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ” (2007)
DOI:
https://doi.org/10.35355/000005Palabras clave:
História, Cinema, Constituição Histórica da Educação PúblicaResumen
Este artigo visa discutir o documentário “Pro dia nascer feliz”, dirigido por João Jardim e lançado em 2007, sob a perspectiva da constituição da educação brasileira contemporânea. Muito se discute sobre o papel da educação pública e de qualidade entre nós brasileiros, seja no campo acadêmico, ou das artes, como o cinema. Porém, quando se pretende levantar questões a respeito do tema muitas vezes se deixa de lado os aspectos históricos desse debate. Neste texto, aliamos História, Cinema e produção de conhecimentos com o objetivo de historicizar o debate sobre o papel da educação pública, universal e laica.
Descargas
Citas
, Tempo de Revolução. Direção: Eduardo Escorel. Rio de Janeiro: Cinefilmes Ltda, 1990. Documentário, 1 DVD (50 mim).
AMOR? Direção: João Jardim. São Paulo: Copacabana Filmes, 2010. Documentário, 1 DVD (100 mim.).
BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
GETÚLIO. Direção: João Jardim. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 2014, 1 DVD (100 mim.).
JARDIM da Alma. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Brasil: Ravina Filmes,2001. Docu PRO Dia Nascer Feliz. Direção: João Jardim. Rio de Janeiro: Tambellini Filmes, 2007. Documentário, 1 DVD (90 mim.).
LIXO extraordinário. Direção: Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Brasil e Inglaterra: Downtown Filmes, 2009. Documentário, 1 DVD (90 mim.)mentário, 1 DVD (73 mim.).
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal… o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac/SP, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.