A CARTILHA CAMINHO SUAVE

HISTÓRIA, MEMÓRIA E ICONOGRAFIA

Autores/as

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Sônia Maria dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palabras clave:

Cartilhas, Alfabetização, Imagem, Narrativa

Resumen

A presente pesquisa visa analisar a importância e o papel das imagens em impressos didáticos de materiais destinados a alfabetização, cujo objetivo específico se concentra em compreender as mensagens visuais encontradas na cartilha Caminho Suave, produzida inicialmente na década de 1930. Destacar a imagem nos meios didáticos é uma forma de revelar a importância que estas tiveram e ainda têm na educação, tanto no sentido metodológico como teórico. Sabemos que hoje em dia, os materiais didáticos incluindo desde livros até meios mais modernos constituem importantes meios para o processo de constituição da alfabetização. As imagens são elementos necessários para o desenvolvimento cognitivo do aluno. A associação entre a utilização da imagem e o objeto do conhecimento no caso específico da alfabetização é tão antigo quanto ao próprio dilema do processo de aquisição da escrita e da leitura pela criança. As pesquisas desenvolvidas pelo NEIAPE E NEPHE, ambos núcleos da UFU, estão sendo de grande importância uma vez que tem nos auxiliado a entender a importância das imagens que apareceram nos livros didáticos, bem como seu contexto histórico e como também sua relevância os autores desses livros, que continuam a utilizar imagens cada vez mais sofisticadas nos impressos dessa natureza. Acreditamos que o cruzamento de fontes impressas (iconográficas) das cartilhas, folhas mimeografadas utilizadas pelas alfabetizadoras, aliados a fonte oral, podem ser significativos para esta investigação. As narrativas poderão auxiliar as análises e reflexões sobre os usos dessa cartilha em Uberlândia, cidade que compõe o Triângulo Mineiro interior do estado de Minas Gerais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista PIIBIC/UFU de Iniciação Científica/NEIAPE/NEPHE/UFU.

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professora Doutora Adjunto III da FACED/NEIAPE/NEPHE/UFU 

Citas

ALMEIDA, Marina. Políticas Públicas Para Leitura Foram Mais Eficazes Nos Períodos Autoritários da História do Brasil. Canal Acontece, São Paulo, USP, 2006.2006, Disponível em: www.noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira Edusp, 1980.

BARROS, Armando Martins de. Os Álbuns Fotográficos Com Motivos Escolares. In: GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo. (Orgs.). História da Educação em Perspectiva: Ensino, Pesquisa, Produção e Novas Investigações. Uberlândia: Edufu, 2005.

BELMIRO, Celia. Abicalil. As Imagens e suas Formas de Visualidades nos Livros Didáticos de Português. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 72, ago. 2000.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular; História e Imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru: Edusc, 2004.

CAPUCHINHO, Cristiane. O Problema da Alfabetização Não Está no Método, Está na Falta de Estrutura das Escolas. Canal Acontece, São Paulo, USP, 2006. Disponível em: www.noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php.

FRADE, Isabel Cristina A. S.; MACIEL, Francisca Izabel P. (Orgs.). História da Alfabetização: Produção, Difusão e Circulação de Livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2006.

GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo. (Orgs.). História da Educação em Perspectiva: Ensino, Pesquisa, Produção e Novas Investigações. Uberlândia: Edufu, 2005.

MORTATTI, Maria do R. L. Cartilha de Alfabetização e Cultura Escolar: Um Pacto Secular. Caderno Cedes, Unicamp, ano XX, n. 52, nov. 2000.

OLIVEIRA, Cátia Regina G. A. de.; SOUZA, Rosa Fátima de. As Faces do Livro de Leitura. Caderno Cedes, Unicamp, ano XX, n. 52, nov. 2000.

SANTOS, Sônia Maria Dos. Histórias de Alfabetizadoras Brasileiras: entre Saberes e Práticas. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Cunha de Araújo, G., & dos Santos, S. M. . (2008). A CARTILHA CAMINHO SUAVE: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ICONOGRAFIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–14. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/39