IMAGEM, DOUTRINAÇÃO, CATEQUESE E FÉ
REPRESENTAÇÕES DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA NA ICONOGRAFIA FRANCISCANA DA PARAÍBA COLONIAL
Palabras clave:
Convento Franciscano, Paraíba, Iconografia ColonialResumen
O forro da capela mor da igreja do Convento de Santo Antônio, na Paraíba, traz vinte cenas da vida do frade português, mandadas pintar entre 1753 e 1755 pelo guardião da casa franciscana. Tais cenas compõem um tipo de “cartilha” para o bom cristão, pois reforçam a ideia tridentina de catequese por meio das imagens, mas apresentam um discurso visual peculiar, posto que dentre os inúmeros milagres obrados pelo santo são escolhidas cenas específicas, que dizem muito sobre as qualidades e virtudes que se desejava reforçar entre os religiosos e fiéis da Paraíba de meados do século XVIII. Utilizando o conceito de centro/ periferia de Carlo Ginzburg, este trabalho pretende analisar tais imagens como fruto de uma cultura histórica barroca específica, permeada de retesamentos e frouxidões tanto no que diz respeito à fé como também aos aspectos simbólicos e artísticos de tal conjunto imagético.
Descargas
Citas
BARBOSA, Cônego Florentino. O Convento de São Francisco: estudo histórico e critico comprehendendo todos os periodos, desde a sua fundação até a actualidade. Revista do Instituto Histórico e Geographico Parahybano, João Pessoa, IHGP, n. 8, 1935.
BAZIN, Germain. A arquitetura religiosa barroca no Brasil. Tradução de Glória Lúcia Nunes. Rio de Janeiro: Record, 1983 [1956]. V. 1.
BERNARDI, Orlando – OFM. O franciscanismo de Santo Antônio. Cadernos do IFAN, São Paulo, Universidade São Francisco, Instituto Franciscano de Antropologia, n. 18, 1997. Disponível em: <http://www.saofrancisco.edu.br/ifan/uploadAddress/Orlando_Bernardi_O_ Franciscanismo_de_Santo_Antonio%5B1479%5D.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2009.
BORROMEO, Carlo. Instructiones fabricæ et supellectilis ecclesiasticæ. Firenze: Fondazione Memofonte, 2008 [1577]. Disponível em: <http://www.memofonte.it/>. Acesso em: 12 Out. 2008.
BRAUDEL, Fernand. O modelo italiano. Trad: Franklin de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007[1994].
FO, Jacopo; TOMAT, Sergio; MALUCELLI, Laura. O livro negro do Cristianismo: dois mil anos de crimes em nome de Deus. Tradução de Mônica Braga. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
GALLEGOS, Mathew Charles. Borromeo and Catholic tradition. Sacred Architecture Journal, Notre Dame (Indiana – USA), The Institute for Sacred Architecture, v. 9, 2004. Disponível em: <http://www.sacredarchitecture.org/>. Acesso em: 24 Fev. 2009.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Trad: António Narino. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991 [1989].
MELLO, Magno Moraes. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.
PALEOTTI, Gabriele. Discorso intorno alle imagini sacre e profane. Firenze: Fondazione Memofonte, 2008 [1581]. Disponível em: <http://www.memofonte.it/>. Acesso em: 12 Out. 2008.
PALEOTTI, Gabriele. Discorso intorno alle imagini sacre e profane. Firenze: Fondazione Memofonte, 2008 [1581]. Disponível em: <http://www.memofonte.it/>. Acesso em: 12 Out. 2008.
WILLEKE, Fr. Venancio – OFM (introdução e notas). Livro dos guardiães do Convento de Santo António da Paraíba (1589-1885). Stvdia, Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, Lisboa, n. 19, Dez. 1966.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.