DIEGO RIVERA ENTRE OS ROSACRUCES E MARX

Autores/as

  • Edgard Vidal Centre National de La Recherche Scientifique

Palabras clave:

Rivera, Mulher do poço, Rosacruz

Resumen

Neste artigo eu gostaria de refletir sobre as tensões entre simpatias espirituais e ativismo político no pintor mexicano Diego Rivera, a partir de sua pintura, feita em Paris, em 1913: “A mulher no poço”. Este trabalho chama a atenção, pois ao contrário do que e geralmente comentado pela crítica, Rivera desenha temas místicos, especialmente o mito da serpente emplumada, muito antes dos anos 20, no seu período parisiense. Esta pintura tinha uma vida agitada, estava escondida sob uma camada de tinta violeta na parte de trás de outra tela pintada em 1915, pelo mesmo pintor, “Paisagem Zapatista”, e foi descoberto em 1977.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edgard Vidal, Centre National de La Recherche Scientifique

      Doutor em Ciências da Arte e da Linguagem pela EHESS (École des Hautes Études em Sciences Sociales) e pesquisador da CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) de Paris.

Citas

ARAUZ, María Cristina Flores. La obra cubista de Diego Rivera. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005.

BEATRIZ, Urias Horcasitas. Retórica, ficción y espejismo: tres imágenes de un México bolchevique (1920-1940). Relaciones – Estudios de Historia y Sociedad, México, V. XXVI, N. 101, p. 261-300, 2005.

KETTENMANN, Andrea. Rivera. Köln: Taschen, 2000.

BESANCON, Alain. La imagen prohibida: Una historia intelectual de la iconoclastia. Madrid: Siruela, 2003.

REVERDY, Pierre. “Nord-sud”. Self defence, Et autres écrits sur l’art et la poésie, 1917-1926. Paris: Flammarion, 1975.

TIBOL, Raquel. ¡Apareció la serpiente! Diego Rivera y los rosacruces. Proceso, México, 9 Abr. 1990. http://hemeroteca.proceso.com.mx/?page_id=278958&a51dc26366d99bb5fa29cea4747565fec =154789&rl=wh.

TIBOL, Raquel. Diego Rivera, Luces y Sombras. México: Random House Mondadori, 1997.

VALLIER, Dora. Jacques Villon: œuvres de 1897 à 1956. Paris: Éditions “Cahiers d’art.” 1957.

Publicado

2013-12-12

Cómo citar

Vidal, E. . (2013). DIEGO RIVERA ENTRE OS ROSACRUCES E MARX . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(2), 1–12. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/505