MAZZAROPI

DAS TELAS DO CINEMA PARA AS PÁGINAS DA HISTORIOGRAFIA

Autores/as

  • Talitta Tatiane Martins Freitas Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palabras clave:

Caipira Sim, Trouxa não – representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi, Soleni Biscouto Fressato

Resumen

Os filmes do ator e produtor Amácio Mazzaropi fazem parte da história de um grande número de pessoas, as quais se divertiram com essa figura singular da cultura brasileira. Sucesso incontestável de bilheteria, seus trabalhos foram alvo de discriminação ou esquecimento por parte da crítica especializada, afinal, o caipira retratado nessas películas destoava da representação idealizada para o Brasil dos anos 1950 e 1960.Seus 32 filmes foram “redescobertos” ao longo dos anos 1980, o que possibilitou a releitura da importância do nome Mazzaropi, resultando, inclusive, em diversos festivais no início dos anos 1990. No entanto, pouco ainda se escreveu sobre essa importante página da História do Cinema Brasileiro, o que de antemão já torna louvável os poucos esforços acadêmicos que se dedicam ao estudo da cinematografia “Mazzaropiana”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talitta Tatiane Martins Freitas, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutoranda do curso de História pela Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação da Prof.a Dr.a Rosangela Patriota Ramos. Bolsista CAPES. Integrante do NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura.

Citas

FRESSATO, Soleni Biscouto. Caipira Sim, Trouxa não – representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi. Salvador: EDUFBA, 2011.

Publicado

2013-12-12

Cómo citar

Martins Freitas, T. T. . (2013). MAZZAROPI: DAS TELAS DO CINEMA PARA AS PÁGINAS DA HISTORIOGRAFIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(2), 1–10. Recuperado a partir de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/521