TELHADOS DE VIDRO EM TEMPLOS DA FOTOGRAFIA
O RETRATO NO ATELIER ENVIDRAÇADO
Palabras clave:
Ateliers fotográficos, retratos, história da fotografiaResumen
Neste texto, desenvolve-se uma reflexão sobre um período da história da fotografia no qual o advento dos ateliers fotográficos com telhados de vidro foram possíveis, dadas as técnicas construtivas disponíveis. Pondera-se como a ocorrência destes lugares viabilizou a produção de retratos fotográficos em larga escala e como os remanescentes, raros, informam sobre a situação relacional entre o cliente e fotógrafo. Para analisar o ambiente destes estúdios, observam-se três exemplares, hoje transformados em Casas Museu: o estúdio de Carlos Relvas e dos Vicentes, ambos em Portugal e o estúdio de Josef Seidel na República Tcheca. Por fim, o estúdio é defendido como o lugar onde, no Século XIX e primeiras décadas do XX a demanda pela representação do indivíduo encontrava resposta.
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Citas
DESILETS, Antoine; et al. La photo de A à Z. Quebec: Les Editions de L´Homme, 1978.
LEFÈVRE, Julien. La photographie et ses applications aux sciences, aux arts et a l’industrie. Paris: Librairie J.-B. Baillière et fils, 1888.
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PAVÃO, Luís. Preservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivro, 1997.
VICENTE, António Pedro.Carlos Relvas fotógrafo: contribuição para a história da fotografia em Portugal no século XIX. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
OUTRAS FONTES
A ARTE PHOTOGRAPHICA. Revista mensal dos progressos da fotografia e das artes correlativas. Porto: Photographia Moderna, v.1, jan.-dez., 1884. Edição fac-similar, CPF, Porto, 2001.
LIFE LIBRARY OF Photografphy. The studio. New York: Time Life Books, 1977.
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