ARTÍFICE DA TRADIÇÃO
MODESTO BROCOS Y GOMEZ (1852-1936) NO DEBATE SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL
Palabras clave:
Modesto Brocos, Identidade Nacional, Crítica de ArteResumen
O artigo discute o lugar do pintor e professor da Escola Nacional de Belas Artes (RJ) Modesto Brocos y Gomez (1852-1936) no debate sobre a identidade da arte brasileira no final do século XIX e inícios do século XX. Evidencia os primórdios do debate sobre a arte nacional na Academia Imperial de Belas Artes e o posicionamento do pintor compostelano em sua obra escrita e pictórica, bem como as relações estabelecidas entre o pensamento do pintor, suas vinculações institucionais e apropriações pela crítica de arte. Parte da hipótese que a recepção da obra do pintor acompanha os movimentos de parte da elite intelectual brasileira e as tensões políticas que se estabelecem no final do Império e início da República.
Descargas
Citas
BROCOS, Modesto. Retórica dos Pintores. Rio de Janeiro: Typ. D’A Indústria do Livro, 1933.
CHIARELLI, Tadeu. Gonzaga-Duque: a moldura e o quadro da arte brasileira (prefácio). In. Gonzaga Duque. Arte Brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
DAZZI, Camila; VALLE, Arthur (org.). “Projeto Montenegro”: A reforma do Ensino das Artes Plásticas em 1890. 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 3, jul. 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/txt_artistas/projeto_montenegro.htm
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia. Félix-Emile Taunay e o Brasil (1824 – 1851).Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
GONZAGA-DUQUE. Exposição Brocos. In. Diario do Commercio, Quinta Feira, 11 de agosto de 1892.
HERKENHOFF, Paulo. Corpo, Arte e Filosofia no Brasil. 2007. Disponível em:www.seminariosmv.org.br/2007/textos/txt_paulo.pdf
LOTIERZO, T.H.P. Contornos do (In)Visível: A Redenção de Cam, racismo e estética na pintura brasileira do último Oitocentos. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - São Paulo, FFLCH/USP. Departamento de Antropologia, 2013.
NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 7 set. 1895.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SQUEFF, Letícia Coelho. Quando a história (re)inventa a arte: a Escola de pintura fluminense. In: Rotunda, nº 1, Campinas: Centro de Pesquisas em História das Artes no Brasil (CEPAB), Instituto de Artes, Unicamp 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.